O salário mínimo completa 75 anos nesta quarta (8). Em razão da política de valorização implantada em 2005 (e com vigência já garantida até 2019), o valor é o maior das últimas três décadas. Hoje, esta é a principal remuneração de 46,7 milhões de brasileiros, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Em 2004, as Centrais Sindicais lançaram campanha de valorização do mínimo e promoveram três marchas a Brasília.

Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, em reportagem no site do MTE, afirma: “São empregados domésticos e rurais, beneficiários do INSS e de programas sociais, jovens no primeiro emprego, homens e mulheres que, certamente, podem comemorar o aumento real de 76,5% nos últimos 11 anos”.
Em janeiro, o valor do mínimo subiu para R$ 788,00, o que amplia o poder de compra para 2,22 cestas básicas, segundo o Dieese. “É a maior medida anual registrada desde 1979 e resume bem as conquistas de todos os trabalhadores brasileiros nos últimos 123 anos”, diz o ministro. O aumento do salário representa incremento de renda na economia de R$ 38,4 bilhões até o final do ano.
portal.mte.gov.br