Esse mercado cresceu 12,44% e vendeu 2,8 bilhões de caixas de medicamentos

Todo empresário é especialista em murmurar. Com a indústria farmacêutica não é diferente. Porém, o setor não tem do que reclamar. No primeiro semestre de 2020, quando comparado com igual período de 2019, o faturamento deste segmento atingiu R$ 43,4 bilhões. Em unidade de vendas, o crescimento foi de 10%, com 2,8 bilhões de caixas de medicamentos vendidas. No geral, este mercado cresceu 12,44%, mesmo sob a pandemia.
Segundo especialistas deste setor industrial, o segmento farmacêutico brasileiro teve o melhor semestre de emprego em três anos, mesmo durante o furacão da pandemia houve crescimento de 40%, considerando as 2.613 vagas geradas em igual período de 2019. Esse crescimento tem como amparo, a produção de inúmeros medicamentos utilizados pela população para o combate à covid-19.
O empresariado da indústria farmacêutica não tem motivos para reclamar, principalmente de conceder bons reajustes de salários aos seus trabalhadores. Visto que uma pandemia provoca a necessidade, imediata, de tratamentos, vacinas e medicamentos que amenizem o caos. Quem pode oferecer boas alternativas para resolução deste problema é a indústria farmacêutica.

 

Números

Portanto, nada mais justo do que compensar os responsáveis por essa geração de riqueza, que são os trabalhadores, que enfrentam diariamente o risco de contaminação pela covid-19 ao utilizar um transporte coletivo de péssima qualidade, visando garantir o sustento da família, ao se dirigir para o serviço todos os dias.
E o Sindicato vai para a mesa de negociação, nesta campanha salarial de 2021 do setor farmacêutico, reivindicando reajuste digno, além de manutenção de todas as cláusulas que já vigoram na Convenção Coletiva. Os números não mentem. A indústria farmacêutica, mesmo enfrentando uma carga tributária horrível, tem condição de pagar bons salários e manter todos os benefícios conquistados pelos trabalhadores em diversas mobilizações.
Afinal de contas, qual foi o setor que fez inúmeras parcerias com governos e organizações internacionais, visando ações efetivas, focadas ao paciente e à contenção do vírus da covid-19? De janeiro a outubro de 2020, o faturamento deste tipo de indústria foi de 13,6%, movimentando R$ 113,02 bilhões, segundo dados da IQVIA, responsável pela auditoria deste setor.

Um fato é claro, em função desta profissionalização e do momento que o país atravessa, o mercado farmacêutico certamente continuará crescendo, se desenvolvendo e criando muitas oportunidades de negócios. E o ponto primordial é que esse crescimento proporciona benefício a todos, com destaque à população que possui cada vez mais acesso aos medicamentos.