De 4 a 7 de maio, os químicos integraram a delegação mundial da Conferência Mundial da IndustriALL Global Union das Indústrias Químicas e Farmacêuticas em Hannover na Alemanha.

A delegação dos Químicos da Força Sindical era  composta por Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da CNTQ, Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI de Bauru e  Vandeir Messias, presidente do STI Químicos de Belo Horizonte e da Força Sindical/MG.

Os participantes – delegações de 40 países –  discutiram o  futuro das Indústrias Químicas no mundo, as condições de trabalho e o plano de ação para os próximos anos. Também foi realizada uma oficina de trabalho mundial do Setor Farmacêutico.

“Nossa participação na Conferência Mundial fortaleceu nosso setor, nos municiou de informações atualizadas e pertinentes ao mercado de trabalho dos setores químicos e farmacêuticos, bem como nos apontou dificuldades, desafios e perspectivas”, falou Antonio Silvan Oliveira.

De acordo com Silvan, no evento eles discutiram estratégias de negociações perante as multinacionais indústrias químicas e farmacêuticas. “Hoje elas vão para determinadas regiões do mundo reivindicando pagamento mínimo de impostos, apresentando o mesmo argumento de geração de postos de trabalho. Caso algo saia errado, encerram suas atividades e se instalam em outro país, desembolsando baixos salários e a mão de obra sofrendo com a precarização”, afirmou.

Paralelamente à Conferência, foi realizado Encontro mundial da Rede de trabalhadores da Basf, na qual os Químicos foram representados por Rosendo Moreno Neto, presidente do STI Guaratinguetá.

Dirigente dos Químicos da Força é eleito vice-presidente do setor químico da IndustriALL

Ao término do evento, Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, foi eleito vice-presidente do setor químico da IndustriALL. A presidência ficou com o companheiro Masato Shinohara, do Japão, e outra vice-presidência com a alemã Iris Wolf.

“Agradeço a indicação ao cargo de vice-presidente dos setores químicos da IndustriALL, todo o apoio e confiança depositada. Estamos saindo dessa Conferência mais fortalecidos, organizados e mais articulados para o Congresso Mundial da IndustriALL no ano que vem, no Brasil”, declarou Serginho.

Estratégias  para defender trabalhadores da AL e Caribe

Mais de 80 delegados, de 14 países, que participaram da 2° Reunião Regional de IndustriALL Global Union da América Latina e Caribe, realizada nos dias 8 e 9 de abril, no México,  traçaram uma série de ações estratégias para defender os trabalhadores da América Latina e do Caribe. Edson Dias Bicalho, presidente do STI Bauru,  secretário geral da FEQUIMFAR e membro da diretoria da IndustriALL Global Union, integrou a comitiva do Brasil junto com Maria Auxiliadora dos Santos, presidente do STI Instrumentos Musicais e Brinquedos e secretária da mulher da Força Sindical. O evento discutiu crise mundial e na América Latina e o consequente impacto na vida dos trabalhadores, trabalho decente, a participação de jovens e de mulheres no mercado de trabalho e a organização do II Congresso da IndustriALL  no Brasil, que será realizado em 2016.

Em outubro de 2016, o Brasil sediará, pela primeira vez, um congresso mundial da IndustriALL Global Union.  A entidade internacional, fundada em 2012, reúne metalúrgicos, químicos e têxteis, representando 50 milhões de trabalhadores em 140 países.

Fonte: Troad Comunicação e Assessoria com informações da FEQUIMFAR, CNTQ e  STI Bauru