União e mobilização  conquistam 100% do INPC/IBGE para salários, pisos e PLR  e a  garantia e manutenção de todas as cláusulas sociais por um ano, inclusive, algumas com impactos econômicos, como a PLR, sendo a categoria química uma das poucas que a possui em CCT, além de cláusulas importantes para mulheres, jovens, reembolso creche, proteção ao trabalhador cipeiro, entre outros; avançamos em relação a acordos anteriores e barramos os retrocessos embutidos na reforma trabalhista.

“O acordo assinado nesta terça-feira,  7 de novembro, quatro dias antes da entrada em vigor da reforma trabalhista, valendo a partir de 1º de novembro, é a nossa garantia contra perdas,  ameaças e destituição de direitos”,  disse Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e CNTQ e vice-presidente da Força Sindical/SP.

Destaca-se que o reajuste com INPC/IBGE acumulado de novembro de 2016 a outubro de 2017, que deverá ser divulgado até dia 10 de novembro, até o salário de R$ 8.200,00 acima desse valor será corrigido com o valor fixo, a ser definido quando da divulgação oficial do índice. Este percentual será divulgado nas redes sociais do Sindiquímicos.

Destaques da proposta:

– Reajuste Salarial: 100% do INPC/IBGE

– Piso Salarial:

Para trabalhadores em empresas com até 49 empregados

Piso atual (R$ 1.469,53) mais 100% do INPC/IBGE

Para trabalhadores em empresas com mais de 49 empregados

Piso atual (R$ 1.506,40) mais 100% do INPC/IBGE

– PLR mantida na Convenção Coletiva de Trabalho

Reajuste de 100% do INPC/IBGE – Destaca-se que estes valores valem para as empresas que não obtém acordo específico de PLR.

Para trabalhadores em empresas com até 49 empregados

PLR atual (R$ 930,00) mais 100% do INPC/IBGE

Para trabalhadores em empresas com mais de 49 empregados

PLR atual (R$1.030,00) mais 100% do INPC/IBGE

A FEQUIMFAR e seus 33 Sindicatos filiados representam mais de 150 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes.

A data-base da categoria é 1º de novembro e os Químicos da Força contam com o apoio da central Força Sindical, CNTQ e da INDUSTRIALL nesta Campanha Salarial e Social.