Não tem jeito, o anúncio de que a população não deveria se alarmar com os casos de febre amarela surtiu o efeito contrário.

A cada anúncio sobre um novo caso confirmado de febre amarela, cresce a desconfiança e o medo da população em relação a uma possível epidemia da doença, que já matou 20 pessoas em todo o Brasil nos últimos meses. As filas crescentes em postos de vacinação confirmam o medo da população.

Nesta manhã, o portal DiaD’Notícias recebeu o relato de Verônica Cavalcanti que chegou com o esposo e a sua filha na UBS de Santa Lídia por volta das 4h45 da manhã e ela contou que o primeiro da fila chegou às 2h da manhã. Ao chegar a UBS, ela calculou cerca de 150 pessoas acampadas em frente ao posto.

Ela recebeu a senha de número 153.

Segundo o professor titular de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP, Marcos Boulos, a população de Guarulhos pode ficar tranquila porque está protegida. “Onde não se vacinou é porque neste momento não existem riscos que as pessoas adquiram a febre amarela. O programa de vacinar toda a Guarulhos vai acontecer, todos serão vacinados. Não precisa correr atrás da vacina. Mas neste momento a prioridade é para aquelas pessoas que correm o risco. Por isso, tenham paciência que a vacina aí chegará”, informou.