O prefeito Guti se reuniu com representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe e das secretarias da Fazenda, de Obras, de Governo e de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), para discutirem questões acerca da implantação de uma Parceria Público Privada (PPP) para modernização, ampliação e manutenção da rede de iluminação pública.
O encontro aconteceu na manhã de quarta-feira, 13, no Paço Municipal.
A PPP vai possibilitar a troca dos 65 mil postes de lâmpadas de mercúrio e sódio por LED, com início em 2018 e término em até quatro anos, a fim de reduzir custos, aumentar a eficiência e prolongar sua durabilidade. “Hoje, uma das maiores deficiências da cidade enfrenta é a iluminação pública. Recentemente, contratamos uma empresa que ficou responsável por realizar operações em toda cidade, com a meta de consertar 2 mil pontos precários por mês, mas nós queremos ainda mais conquistas para o município”, afirmou o prefeito.
A Fipe, empresa contratada pela Prefeitura de Guarulhos, já está com o estudo e mapeamento da cidade concluído. O instituto realizou a avaliação de todas as vias do município, com abrangência da iluminação, espaçamento de postes, altura, entre outras características, para que os próximos passos para a troca de serviços sejam realmente eficientes. De acordo com o representante da Fipe, Francinett Vidigal, o mapeamento e a classificação de todos os aspectos das vias do município foram elaborados com precisão. “Eu nunca vi um estudo tão profundo como esse. Nós estamos muito bem preparados para esse debate”, salientou.
A reunião contou com as presenças do secretario da Fazenda, Peterson Ruan, e de seu adjunto, Mário Sasaki; de Governo, Carlos Soler; de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros; de Obras, Linaldo Koga; do diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP), Mário Harada; da diretora do Departamento de Despesa, Dra. Cíntia Tiemi Yoshikawa; da diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Dra. Renata Dutra, e outros membros das pastas.