Garantida todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho e  proposta de 100% do INPC/IBGE para salários, pisos e PLR

PLÁSTICOS  DE GUARULHOS  E RECICLAGEM – Assembleia de avaliação e deliberação no dia 9 de novembro de 2017, Quinta-feira (Sede)

Locais: Sede Guarulhos: Auditório da Sede Social, Rua Iraci Santana nº 34 (Antigo 85), Macedo.
14h e 17h, em primeira convocação
15h e 18h, em segunda convocação

PLÁSTICOS DE GUARULHOS

Com o setor empresarial querendo reduzir e até mesmo retirar cláusulas sociais conquistadas nos últimos anos de representação profissional, podemos considerar o resultado da  negociação com o representante patronal das Indústrias dos Plásticos de Guarulhos, José Roberto Lapetina, presidente do Sindicato das Indústrias dos Plásticos de Guarulhos – SINDINPLASGUA, como algo positivo diante da atual conjuntura econômica.

Em reunião entre o Sindicato dos Químicos de Guarulhos – Sindiquímicos e o SINDINPLASGUA, e após avaliação por parte do setor patronal,  o momento foi considerado inviável para qualquer alteração na CCT, tendo em vista que existem vários debates jurídicos existentes em relação a legislação trabalhista que passa a vigorar em 11 de novembro.

Mas após  negociação, Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e CNTQ e vice-presidente da Força Sindical/SP, destacou a garantia e manutenção de todas as cláusulas sociais, inclusive, algumas com impactos econômicos, como a PLR, sendo a categoria uma das poucas que a possui em CCT, além de cláusulas importantes para mulheres, jovens, reembolso creche, entre outras.

Apesar do preocupante cenário econômico e a poucos dias da histórica mudança na legislação trabalhista e da tentativa do Governo de desqualificar e enfraquecer o movimento sindical,  os

Plásticos obtiveram  a  proposta de 100% do INPC/IBGE para salários, pisos e PLR, bem como a garantia de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT por um ano.

Principais destaques da proposta:

– Reajuste Salarial: 100% do INPC/IBGE acumulado sobre os salários do mês de julho de 2017.

– Salário de Admissão

R$ 1.200,00 (até 30 empregados) mais 100% do INPC/IBGE para contratados a partir da assinatura da convenção com o prazo de até 90 dias, após este período, volta a aplicar os valores previstos na cláusula terceira que trata do piso salarial.

– Piso Salarial:

Para trabalhadores em empresas com até 49 empregados

Piso atual (R$ 1.469,53) mais 100% do INPC/IBGE

Para trabalhadores em empresas com mais de 49 empregados

Piso atual (R$ 1.506,40) mais 100% do INPC/IBGE

– PLR mantida na Convenção Coletiva de Trabalho

Reajuste de 100% do INPC/IBGE – Destaca-se que estes valores valem para as empresas que não obtém acordo específico de PLR.

Para trabalhadores em empresas com até 15 empregados

PLR atual (R$ 600,00) mais 100% do INPC/IBGE

Para trabalhadores em empresas com 16 até 30 empregados

PLR atual (R$ 700,00) mais 100% do INPC/IBGE

Para trabalhadores em empresas a partir de 31  empregados

PLR atual (R$ 930,00) mais 100% do INPC/IBGE

Para trabalhadores em empresas com 50 ou mais empregados

PLR atual (R$1.030,00) mais 100% do INPC/IBGE

A aplicação do INPC/IBGE nos salários até R$ 8.200,00 acima desse valor serão corrigidos os salários com o valor fixo a ser definido quando da divulgação oficial do INPC/IBGE de novembro de 2016 a outubro de 2017. Este valor será divulgado nas redes sociais do Sindiquímicos.

SETOR DE RECICLAGEM PLÁSTICA

Proposta de reajuste de 100% do INPC/IBGE para cláusulas econômicas como salários, pisos salarias, cesta básica  e PLR e garantia de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho. Após definição, o INPC/IBGE de novembro de 2016 a outubro de 2017 será divulgado nas redes sociais do Sindiquímicos.

A data-base  é 1º de novembro e o Sindiquímicos conta com o apoio da central Força Sindical, CNTQ e da INDUSTRIALL nesta Campanha Salarial e Social.