Segundo a Eurostat, alta foi de 0,4% frente ao trimestre anterior. PIB italiano foi revisado de 0,2% para 0,3%; o grego, de 0,8% para 0,9%.

A economia da zona do euro cresceu mais que o estimado inicialmente, segundo dados divulgados nesta terça-feira (8), principalmente devido ao crescimento mais rápido na Itália e na Grécia.

Segundo a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compartilham o euro cresceu 0,4% no período de abril a junho frente aos três meses anteriores. A primeira estimativa, divulgada no mês passado, apontava para uma alta de 0,3%.

Considerando todos os 28 países que fazem parte da União Europeia, o crescimento também foi de 0,4% frente aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo trimestre de 2014, o crescimento do PIB da zona do euro ficou em 1,5% e o da União Europeia, em 1,8%.

Países

O PIB da Itália foi revisado de um crescimento de 0,2% para uma alta de 0,3%. Na Grécia, a taxa estimada de 0,8% no segundo trimestre foi revista para 0,9%.

Do primeiro para o segundo trimestre, a economia cresceu em todos os países membros da União Europeia – exceto a França que ficou estagnada. A maior expansão foi registrada na Letônia, de 1,2%, seguida por Malta (1,1%, República Tcheca, Espanha e Suécia (todos com 1%), Grécia e Polônia (ambos com 0,9%), Eslováquia (0,8%), Estônia, Croácia, Lituânia, Eslovênia e Reino Unido (todos com 0,7%).

Já as menores taxas de expansão foram registradas na Holanda, Áustria e Romênia, que cresceram 0,1%. A Alemanha, maior economia do bloco, teve expansão de 0,4%.

Fonte: G1