A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o deputado reagiu acusando o PT de “revanche”. A PF cumpriu 53 mandados de busca e apreensão em sete Estados, contra 17 suspeitos, entre elas, políticos com foro. Jornais informam que Cunha é acusado de atrapalhar as investigações da Lava Jato, como adiantado pelo blog.

O foco da Operação Catilinárias foi o PMDB e com alvo também dois ministros do governo Dilma, Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), este último ligado a Cunha. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou as buscas, mas negou o pedido da operação também na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O assunto é a manchete de todos os jornais. O Globo: “PF fecha cerco a PMDB e Cunha, acusado de coagir testemunhas”; O Estado de S. Paulo: “PF faz buscas na casa de Cunha; ação mira PMDB e agrava crise”; Folha de S. Paulo: “Operação da PF atinge 2 ministros e Cunha e agrava crise com PMDB”; Valor Econômico: “’Catilinárias’ agrava crise com PMDB”.

Depois de várias tentativas, o Conselho de Ética da Câmara conseguiu avançar e aprovou por 11 votos a 9 a continuação do processo contra Eduardo Cunha por quebra do decoro.

O pecuarista José Carlos Bumlai diz que o PT usou “laranja” para conseguir empréstimo no Banco Schahin e financiar o caixa 2 da reeleição do ex-presidente Lula. O operador Fernando Baiano esteve na terça-feira (15) em Curitiba e disse ao Valor que “tem muita coisa para acontecer ainda na Lava Jato”.

A meta fiscal ficou entre 0,5% e zero, com a aprovação do abatimento de algumas despesas das conta do superávit, exatamente como o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que não deveria ser feito. Contrariado mais uma vez, o Valor crava que ele já acertou a saída com a presidente Dilma Rousseff e apenas aguarda o melhor momento. O título do Valor é: “Meta fiscal cai a zero e Levy acerta demissão com presidente Dilma”.

Outras notícias em destaque: Microcefalia já atinge 20 Estados e tem quatro registros por hora no país. O governo teme que o surto se espalhe ainda mais; Pelé, Zico e outros jogadores pedem democracia na CBF, que deve realizar eleições nesta quarta (16).