Estudo da companhia holandesa TomTom foi divulgado na terça-feira (22).
Empresa calculou o tempo que os motoristas levam para se deslocar.

O Recife tem o oitavo trânsito mais lento do mundo. A conclusão é de um estudo feito pela companhia holandesa TomTom, divulgado na terça-feira (22). A empresa calculou o tempo que as pessoas levam para se deslocar, o que resultou em uma lista com as dez cidades mais engarrafadas.

Entre as metrópoles brasileiras, também estão no topo do ranking mundial o Rio de Janeiro, em quarto lugar, e Salvador, que ocupa a sétima colocação. A primeira posição global é da Cidade do México.

Segundo a pesquisa, o recifense gasta, em média, 44 minutos a mais do que deveria para chegar aos compromissos. Isso significa que, em um ano, o motorista passa uma semana inteira dentro do carro sem se mover.

Os pesquisadores avaliaram 7.894 quilômetros de vias da capital pernambucana e consideraram o tempo que os condutores levam para chegar ao destino, em vez do tamanho dos congestionamentos.

Além do estresse, a falta de mobilidade pode fragilizar a saúde de quem está sendo socorrido, por exemplo. “Muito ruim. É ruim pra gente que está dirigindo e para o paciente que está aí atrás, num calor danado”, critica o motorista de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) José Carlos dos Santos.

Na rua, reclamações não faltam. “É um verdadeiro caos. Mal projetadas as avenidas para tantos carros, aí complica”, opina o representante comercial Gilvan Sales. “A gente pega o passageiro e passa duas horas, se for preciso, para ir a algum lugar”, conta o taxista Cleonildo Barreto.