Sindiquímicos apoia a campanha de prevenção ao câncer de próstata que tem maior incidência do que a de mama.
“A campanha é essencial para o diagnóstico precoce e a melhor resposta ao tratamento. O Sindiquímicos apoia a causa e incentiva os trabalhadores a se conscientizarem quanto a importância do exame”, ressalta Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos
De acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata e a enfermidade provoca 307 mil mortes no mundo, todos os anos. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce tem 90 % de chances de cura. O exame deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos, e, nos casos de quem está no grupo de risco: negros e quem tem parentes de primeiro grau que tiveram a doença. Estes, devem procurar a ajuda médica a partir dos 45 anos, alerta o urologista Alfredo Canalini, membro da SBU.
Diagnóstico precoce e combate ao preconceito
“É preciso criar esta consciência de que diagnosticar cedo o problema é fundamental para a cura”, afirma Canalini. O exame da próstata consiste no toque retal e na dosagem sérica do PSA no sangue. A realização de exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença.
As maiores preocupações masculinas são a incontinência urinária e a impotência sexual.