O Nordeste foi a única região a criar postos de trabalho em setembro: abriu 26.118 novos postos de trabalho, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, o aumento ocorreu “em função das atividades ligadas ao complexo sucroalcooleiro e às atividades de cultivo de uva”. Os dados indicam que o saldo positivo ocorreu no interior, já que nas áreas metropolitanas das capitais, houve fechamento de vagas.

Nas demais regiões, houve queda no emprego. O que mais fechou vagas foi o Sudeste (-88,204 mil postos), seguido pelo Sul (-21,088 postos), Centro-Oeste (-8,958 mil postos) e Norte (-3,470 mil postos). Em setembro, o Caged registrou o fechamento de 95,6 mil vagas com carteira assinada e no acumulado nos 12 meses, o número de vagas fechadas chegou a 1.306.993 de vagas.

Os dados ruins, contudo, ainda não traduzem o “fundo do poço” do desempenho do mercado de trabalho formal neste ano, segundo avaliação da equipe do banco Fator. Enquanto o total de admitidos no país nos 12 meses até setembro recuou 12,9% sobre o mesmo mês do ano passado, os desligamentos caíram 4,3%, na mesma comparação. Essa dinâmica indica que, até agora, a maior parte das empresas, mais do que cortar seus funcionários, está deixando de recontratar para vagas ociosas.

Fonte: Valor Econômico