Dados são de site lançado em fevereiro pela Prefeitura.
Em 2015 foram 430 mil multas por uso de celular no trânsito. De janeiro a novembro de 2014, tinham sido 353,3 mil. Em 2013, a marca chegou a 339,6 mil. Dirigir usando o celular rende multa de R$ 85,13 e a perda de 4 pontos na carteira de habilitação.
O crescimento de 22% é menor proporcionalmente do que o aumento de multas considerando as demais infrações. De janeiro a novembro de 2015 foram 11,8 milhões de multas, 27,1% mais que as 9,3 milhões registradas em todo o ano de 2014 na capital paulista, segundo o novo método de contagem da CET.
Anteriormente, a companhia havia divulgado que 2014 teve 10,6 milhões de multas, mas afirma que considerava todas as notificações, e que algumas multas posteriormente são canceladas.
Pesquisa
Uma pesquisa divulgada em janeiro pelo Hospital Samaritano de São Paulo aponta que 80% dos motoristas usam o celular enquanto dirigem e 8% não mudariam de comportamento de jeito nenhum.
“Quando eu estou olhando para o celular, lendo e digitando, eu estou fazendo várias ações. A última coisa que eu vou pensar é no trajeto que eu estava executando”, alerta Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do hospital.
O levantamento feito com 4,1 mil condutores apontou ainda que 42% dos entrevistados enviam mensagens de texto ao volante. Uma troca de mensagens no celular tira 23 segundos da atenção no trânsito.
“O grande problema é que você não vai ter como se preparar para um acidente. Se a pessoa está a 100 km/h e ela perde a direção, ela não vai frear”, diz Diogo Garcia, coordenador do centro de trauma do Samaritano.
Site
A Prefeitura de São Paulo lançou no fim de fevereiro um site mostrando a localização dos radares da cidade e o número de multas aplicadas por cada um deles, os tipos de infrações detectadas e os dias e horários, além da evolução de acidentes e de mortes no trânsito.
O site http://mobilidadesegura.prefeitura.sp.gov.br/ traz ainda ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de São Paulo dentro do Programa de Proteção à Vida. Há dados disponíveis desde 2013 e até novembro de 2015.
O site mostra ainda que o dia com mais infrações em 2015 foi quinta-feira, com média de 1,9 milhão de infrações por dia. E o mês com mais autuações foi outubro, com 1,3 milhão de multas.