Essa é a 1ª vez desde o final de 2013 que a taxa Selic cai para um patamar abaixo de 10% ao ano. Mercado financeiro vê juro básico em 8% ao ano no fim de 2017.

Mobilização das lideranças sindicais na Paulista na última terça, dia 25, faz com que Banco Central continue reduzindo os juros da taxa Selic.  Os Químicos estiveram representados pelo  Sindicato dos Químicos de Guarulhos, FEQUIMFAR e CNTQ e demais entidades sindicais.

“Nossa luta continua, pois é preciso reduzir os juros ainda mais, como também, é chegada a hora de regulamentar o índice máximo de juros que poderiam ser cobrados pelas instituições financeiras,  que é de 12 % ao ano”, afirma Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ

Atualmente os juros para o consumidor, no empréstimo pessoal, cheque especial, cartão de crédito e financiamento, chegam a custar de 2% a 13% ao mês. “Isso é uma terra sem lei e esse Governo, assim como os anteriores, fica paparicando o sistema financeiro e pagando quase 50% da receita da União vindo dos impostos  que são passados mensalmente para os bancos na forma de pagamento dos juros da dívida”, reitera  Silvan.