A mobilização dos trabalhadores ativos e demitidos da Majestic assegurou novo direcionamento à situação de insegurança.
Diante dos inúmeros questionamentos e com os pagamentos e as verbas rescisórias em aberto, o Sindiquímicos promoveu na manhã desta terça-feira, dia 19, na sede da entidade, uma reunião com os trabalhadores e o representante da empresa.
Na reunião, o departamento jurídico do Sindiquímicos fez importantes esclarecimentos quanto ao processo de recuperação judicial solicitado pela empresa no início de janeiro. Segundo a lei, no processo, os trabalhadores aparecem como preferenciais, mas ainda assim, como demanda tempo, os pagamentos precisarão ser parcelados.
Mediante consulta aos trabalhadores, ficou acordado que:
– As homologações dos trabalhadores (inclusive dos trabalhadores com menos de um ano de trabalho) serão realizadas no Sindicato na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, a partir das 8h. Lembrando que os trabalhadores demitidos com menos de um ano de trabalho não precisariam homologar no Sindicato, mas a entidade sindical achou por bem, propor esta alternativa levada a consenso entre todos para que os trabalhadores tivessem seu direito resguardado.
Segundo o departamento jurídico do Sindicato, a homologação permitirá o saque do fundo de garantia depositado e o seguro-desemprego aos trabalhadores que têm direito.
Da homologação constará a ressalva padrão de preservação dos direitos e de expectativa dos direitos.
A empresa formalizou a entrega de documento com os direitos devidos e informou que os vales (de dezembro dos demitidos e de janeiro dos ativos) já estão na conta. O saldo de salário de dezembro dos trabalhadores demitidos será pago em duas parcelas (dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro).
Quanto ao pagamento referente a dezembro dos trabalhadores ativos a empresa se comprometeu a posicioná-los.
O Sindicato inqueriu a empresa sobre um plano de recuperação da produção e continuação das atividades. E lembrou ser de responsabilidade da empresa, arcar com os encargos das horas não trabalhadas.
O Sindicato se colocou à disposição dos trabalhadores para novos esclarecimentos e a diretoria da entidade ressaltou a importância da unidade das ações junto aos trabalhadores.