O secretário regional da IndustriAll Global Union para a América Latina e o Caribe, Marino Vani, reuniu-se com representantes dos trabalhadores dos setores Químicos, metalúrgicos e vestuários. Foi nesta segunda, 29, em São Paulo, na sede nacional da Força Sindical.
Os sindicalistas, entre eles, Edson Dias Bicalho, secretário-geral da FEQUIMFAR e membro da diretoria executiva da IndustriALL, discutiram atual situação sindical, econômica, social e política no Brasil, as atividades da IndustriAll para 2018, incluindo a Conferência Regional no Panamá de 14 a 16 de maio, a Indústria 4.0, as Redes Sindicais de Trabalhadores e os projetos de incentivo a uma participação mais efetiva da juventude no movimento sindical.
“Vivemos um momento muito difícil no Brasil, de intensos ataques ao movimento sindical e aos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários da classe trabalhadora brasileira. Nas lutas de resistência, tivemos no ano passado ações importantes do movimento sindical unificado, com destaque para o movimento Brasil Metalúrgico e para o Fórum Sindical dos Trabalhadores. Nosso objetivo é fazer com que a IndustriAll consiga ter uma maior participação em apoio às nossas lutas de resistência neste ano contra o fim dos direitos e em defesa da democracia no País”, diz Mônica Veloso.
Marino Vani falou sobre os desafios da IndustriAll em construir “poder sindical, com justiça social e cidadania para os trabalhadores”, criticou a terceirização e a perseguição ao movimento sindical e concordou que devem ser ampliadas as denúncias contra os ataques à classe trabalhadora mundial.
Fonte: com informações de Val Gomes / Rádio Peão Brasil.