O setor farmacêutico e farmoquímico reagiu de forma positiva ao cenário econômico de 2023 e confirma a tendência de crescimento para o ano, na contramão da indústria da transformação como um todo. No mês de outubro, foi responsável por movimentar R$ 9,97 bilhões, um crescimento de 9,1% sobre outubro do ano anterior e de 2,5% em relação ao mês de setembro de 2023.

No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, o resultado também foi positivo, e o faturamento alcançou R$ 98,57 bilhões. Comparado ao mesmo período de 2022, o aumento chegou a 11%. Os dados constam de pesquisa realizada pela consultoria IQVIA para o varejo farmacêutico, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Outro sinal importante foi apontado pela pesquisa mensal industrial do IBGE, que também mostra evolução dos indicadores da indústria de produtos farmoquímicos e farmacêuticos de 6% no acumulado dos oito primeiros meses de 2023, ante 2022, em igual período. Resultado que superou a indústria da transformação que registrou queda de 1%. Lei Mais