No mês passado, as indústrias do Estado perderam 17 mil empregos, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

No total, 26 das 36 regiões em que as entidades dividem o Estado tiveram demissões em maio, em setores como o automobilístico, produtos de metal, máquinas e equipamentos e calçadista.

A indústria perdeu, no total, 0,71% de suas vagas no interior, superior à queda de 0,66% registrada na Grande São Paulo. A média do Estado ficou em -0,70%, ante -0,48% de maio de 2014.

As três regiões com pior situação foram as de Sorocaba (-2%), Bauru (-1,9%) e Santo André (-1,8%), graças aos setores de autopeças, confecção e produtos de metal, respectivamente.

35 MIL VAGAS A MENOS NO ANO

“No ano, já são 35 mil vagas a menos, e deve vir mais, pois a situação está se agravando e o ritmo [de demissões] não diminuiu. Não há um indicador que aponte que vá melhorar”, disse Guilherme Moreira, gerente do departamento de pesquisas e estudos econômicos da Fiesp.

O acumulado do ano aponta queda de 1,41% no nível de empregos industriais no Estado, pior cenário desde 2009 —ano seguinte à eclosão da crise na economia global—, que registrou -1,42%. Em 2014, o nível era de 0,65%.

No mês de maio, a queda foi impulsionada pelos setores coureiro-calçadista, eletroeletrônicos e automobilístico. Dos 22 setores pesquisados, 18 tiveram demissões.

A principal exceção foi o setor de produtos alimentícios, mas, mesmo assim, são vagas sazonais, devido ao início da safra em usinas produtoras de açúcar —2.276 vagas.

Fonte: Folha S.Paulo