Contratados irão realizar pesquisa econômicas e sociodemográficas.
Ainda não há definição de data para publicação do edital.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu autorização do Ministério do Planejamento para contratar até 7.825 profissionais temporários. Os contratados irão realizar pesquisas econômicas e sociodemográficas. A portaria nº 1 foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (6).

A autorização permite a contratação de até 25 supervisores de pesquisa por telefone, 7,5 mil agentes de pesquisa e mapeamento e de 300 agentes de pesquisa por telefone.

Segundo a portaria que autoriza as contratações, os contratos serão de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais dois. As contratações deverão ser feitas por meio de processo seletivo simplificado.

O edital de abertura das inscrições deverá prever o número de vagas, a área de atuação, a descrição das atribuições, a remuneração e o prazo de duração do contrato.

Decorrido o período de 3 anos a partir da divulgação do resultado do final do processo seletivo, não mais poderão viger os contratos firmados com base na autorização contida
na portaria.

Ainda não há definição de data para publicação do edital.

Concurso atual
O IBGE está com as inscrições abertas para dois concursos públicos para um total de 600 vagas: 140 vagas para os cargos de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, ambos de nível superior de escolaridade, e 460 para técnico em informações geográficas e estatística, de nível médio.

Os salários vão de R$ 3.319,45 a R$ 9.396,88. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de janeiro pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge.

As provas serão aplicadas nos dias 10 e 17 de abril, de acordo com o cargo.

Censo Agropecuário
O IBGE também foi autorizado a contratar até 82.023 pessoas por tempo determinado para a realização do Censo Agropecuário 2016.

Segundo o documento, as oportunidades serão para analista censitário (223), agente censitário regional (486), agente censitário administrativo (700), agente censitário municipal (5.500), agente censitário supervisor (12.540), agente censitário informativo (174) e recenseador (62.400).

As contratações deverão ser efetuadas por meio de processo seletivo simplificado.

Na portaria não há informações sobre a previsão de publicação do edital de processo seletivo.