O Feirão de Empregos que está sendo realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho chamou a atenção dos guarulhenses que lotaram a Agência Pública Municipal de Emprego (Ciet), dos Pimentas na segunda-feira (21).

O reflexo da crise do país e do município tem tornado cada vez mais frequentes as filas de desempregados que procuram por uma colocação no mercado de trabalho.

O Feirão conta com o apoio da Associação Brasileira do Trabalho Temporário e agência Futuro Emprego e oferece mais de 6 mil vagas no mercado de trabalho e já recebeu o cadastro de 8.091 pessoas. Nesta terça-feira (22), o GuarulhosWeb esteve no CIET Cumbica para acompanhar o movimento de pessoas que tentavam se cadastrar nesta unidade.

Logo pela manhã a fila de pessoas atingia metros de distancias do CIET. Os candidatos contaram que, em alguns momentos, funcionários percorriam a fila para pedir que as pessoas fossem para casa e tentassem fazer seus cadastros pela internet, mas a maioria não desistiu e permaneceu ali para fazer a inscrição presencial. Mesmo com a grande quantidade de pessoas ainda esperando, às 10h30 ainda havia pessoas chegando para tentar o cadastramento.

Os candidatos reclamam também do sistema para cadastramento, que além de lento, não estaria permitindo a inscrição pela internet. Erisvânia Moura, de 16 anos, que fez curso de administração e recursos humanos, estava na fila desde às 6h30 e foi uma das pessoas orientadas por um funcionário da CIET a voltar para casa e fazer sua inscrição pela internet. “Todo mundo que tentou pela internet não conseguiu e eu preciso trabalhar. Mesmo com o pessoal pedindo para a gente desistir, eu não fui embora, vou me cadastrar aqui”, explicou.

Outra reclamação recorrente dos candidatos é a falta de divulgação por parte da Prefeitura de Guarulhos. Fernanda Tamires Silva, de 23 anos, ficou sabendo na segunda-feira sobre as vagas. Ela mora no Jardim Presidente Dutra e foi até o CIET Cumbica para se cadastrar. Fernanda chegou às 8h50. “Estou desempregada há dois meses e procuro algo na minha área de auxiliar de produção”, contou.

Diferente de Fernanda, muitas pessoas que estão na fila não se importam com a vaga em que estão concorrendo, o objetivo de muitos é conseguir um emprego. Caroline Gonçalves, de 20 anos, chegou às 8h na fila e disse que está há 7 meses desempregada e mora na casa dos pais. Ela tem experiência com costura, mas procura emprego em qualquer área.

Protegendo-se com um guarda-chuva do forte sol, os irmãos Simone Rodrigues, de 29 anos, e Allan Rodrigues, de 21, esperavam na fila desde às 7h05. Eles contaram que, apesar de procurarem vagas em suas áreas, estão dispostos a aceitar qualquer outra, para se reestabelecer no mercado de trabalho. “Eu tenho experiência em metalúrgica, mas estou desempregado há 5 meses e preciso trabalhar, estou procurando um emprego, mesmo que não seja na minha área”, explicou Allan.

A Secretaria do Trabalhou informou ao GuarulhosWeb que não houve problemas no site. Porém, informa que a rede está oscilando, mas isso é por conta do serviço de internet. Sendo assim, o sistema não chegou a ficar fora do ar por um longo período.

O cadastramento continua até o dia 25 de setembro. Os candidatos ainda podem se cadastrar pelo site: www.futuroempregos.com.br ou ir até um dos pontos de cadastramento.

Agenda:

• 23/09 – Evento no Ciet da Vila Augusta (rua Antônio Iervolino, 225);
  • 24/09 – Dia D no Adamastor/Centro (avenida Monteiro Lobato, 412);
  • 25/09 – Evento no Ciet do Centro (avenida Salgado Filho, 427)
Fonte: Guarulhos Web