Linha 10-Turquesa não opera nesta terça-feira (11), enquanto a Linha 7-Rubi opera com velocidade reduzida entre estações Palmeiras/Barra Funda e Francisco Morato. Operação Paese foi acionada entre as estações Jundiaí e Francisco Morato.

Uma greve de funcionários afeta a circulação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã desta terça-feira (11) em São Paulo. Os trens da Linha 10-Turquesa não estão em operação.

Os trens da Linha 7-Rubi operam com velocidade reduzida entre estações Palmeiras/Barra Funda e Francisco Morato. Não há circulação de trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato e o percurso está sendo feito pelos ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência, a operação Paese.

A greve de funcionários da CPTM foi anunciada na noite de segunda (10) pelo Sindicato dos Ferroviários.

A Linha-10 Turquesa atende 230 mil passageiros por dia. A CPTM afirmou que não irá acionar a operação Paese para tal demanda porque seria um percurso muito longo de Rio Grande da Serra até o Brás.

A Linha 7-Rubi atende o trecho entre as estações Luz e Jundiaí. A Linha 10-Turquesa compreende o trecho entre as estações Brás e Rio Grande da Serra

Filas e espera

Segundo mostrou a reportagem do Bom dia São Paulo, a situação era caótica em frente à estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André. A estação estava fechada, com avisos da greve.

A expectativa da população, que seguia na porta da estação, era do retorno da operação. Para algumas pessoas, ir de ônibus para o trabalho encarece o valor do transporte.

“Não tem o que fazer, na verdade. Eles não avisaram com antecedência e quando a gente chegou aqui falaram que a lotação estava cobrando R$ 10 para levar apenas até a estação Tamanduateí. Meu trajeto é até o Tatuapé. Para chegar eu preciso do trem. Estou esperando para ver se alguém aparece para dar uma informação se vai voltar”, lamentou a passageira Valquiria.

Na estação Francisco Morato, os trens circulam apenas até a estação Barra-Funda. Por conta da paralisação, havia filas na plataforma e do lado de fora. Os passageiros tinham que encarar longa espera para pegar os ônibus da operação Paese.

“Superlotação, muita gente e os intervalos do trem estão maior. Não tem trem suficiente para as pessoas. Falaram que daqui a pouco vai parar geral”, afirma Rogério. Ele geralmente embarca na estação Francisco Morato e vai até o final da linha, a estação Luz.