Para Gustavo Cabral (USP) flexibilização deveria ocorrer somente quando cerca de 70% da população estiver completamente imunizada

Também no âmbito da flexibilização, ele criticou a abertura indiscriminada das escolas, que vem causando aumento do número de casos entre crianças, adolescentes e profissionais de educação. Em outros países, como na Inglaterra, o retorno às aulas presenciais é acompanhado pela testagem em massa da comunidade escolar como forma de conter a transmissão do vírus. “É possível voltar às aulas, mas se for muito bem organizado e coordenado”, alerta o imunologista.

Bolsonaro, máscaras e CoronaVac

Também causou espanto os pareceres da Procuradoria-Geral da República (PGR), assinados pela subprocuradora Lindora Araújo, que afastaram a ocorrência de crimes na conduta do presidente Jair Bolsonaro ao promover aglomerações e negar o uso de máscaras. Lindora chegou a alegar que o grau de proteção de eficácia das máscaras permanece “indefinido”. Segundo Cabral, contudo, não é de hoje que os equipamentos de proteção facial são adotados em ambientes hospitalares e laboratoriais.