A partir de setembro, a Caixa Econômica Federal vai disponibilizar o saque de R$ 500 para cada conta ativa e inativa dos trabalhadores. Outra modalidade de saque, cujas regras serão detalhadas a partir de 1º de outubro, é o saque aniversário, pelo qual o trabalhador poderá pegar todo ano um percentual de seu fundo de garantia, ficando, porém, sem direito ao fundo em caso de demissão sem justa causa.

Este seria o que chamamos do Fim do FGTS, o que equivale a dizer, que é a porta aberta para demissões.
O que no primeiro momento pode parecer uma baita ajuda ao trabalhador nesse momento de crise, na verdade, é só mais uma manobra sacana do Governo para beneficiar as instituições financeiras em detrimento ao direito da classe trabalhadora. Isso sem falar, que não foi dada a chance ao trabalhador de optar, de forma espontânea, pelo saque. Havendo a discordância, o trabalhador que terá que se manifestar junto à Caixa Econômica Federal.
De forma arbitrária, o Governo retira mais uma vez do trabalhador o direito de escolher o que é melhor para ele. Após o crédito involuntário, via crédito online, o trabalhador que se vire junto à Caixa para desfazer o negócio, gerando assim, um problema para o cidadão.
Demonstrando assim uma desconexão com as causas trabalhistas e toda e qualquer regra de respeito ao trabalhador. Vale lembrar que este mesmo Governo travou uma guerra com as entidades para os descontos das mensalidades, sob a alegação que ele estaria protegendo os trabalhadores, sendo que os tais descontos eram efetuados sob autorização. E hoje, este mesmo Governo age à revelia da classe trabalhadora.

Caso eu não queira sacar, o que devo fazer?

Quem não quiser que o depósito seja realizado na sua conta da Caixa, pode pedir até o dia 30 de abril de 2020, o “desfazimento” do depósito — é desta forma que a Caixa está chamando o procedimento.

Para evitar o depósito, é preciso fazer a solicitação no período citado em algum destes canais:

Agências da Caixa
No site https://fgts.caixa.gov.br/
App FGTS
Telefone: 0800-724-2019
Internet Banking Caixa: https://internetbanking.caixa.gov.br

Conforme a assessoria do banco, se o cliente optar pelo cancelamento do crédito automático em poupança antes do débito, ainda assim o valor ficará disponível para saque no período entre a data de início do calendário até 31 de março de 2020. Então, quem cancelar agora ainda pode mudar de ideia depois.