1ª Rodada de Negociação dos Farmacêuticos traz proposta de INPC integral, com a garantia de um mínimo de 10% de reajuste salarial

No dia  23 de março, dirigentes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), e de seus Sindicatos filiados, entre eles, o Sindiquímicos,  reuniram-se na sede da entidade, na Rua Tamandaré, 120, Bairro Liberdade, São Paulo SP, com os representantes patronais do SINDUSFARMA para a 1ª rodada de negociação da Campanha Salarial e Social dos Trabalhadores no Setor Industrial Farmacêutico.

Os Químicos da Força conquistaram uma proposta de reajuste que estabelece 100% do INPC, com a garantia de um mínimo de 10% de reajuste pelo INPC, mais a incorporação do abono ao cartão alimentação.

“Nosso setor é um dos primeiros a negociar a campanha salarial e social, então ela também reflete e baliza uma série de outras negociações não só em São Paulo, mas nos demais estados do país. Nossa expectativa é de êxito neste processo e o avanço nas conquistas dos trabalhadores. Diante do cenário atual, ainda asseguramos a proposta de reposição do INPC e a manutenção de conquistas como o reembolso medicamento e a PLR”, Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e  da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico)

Destaques da Proposta patronal

• Reajuste Salarial

100% do INPC (fica garantido o mínimo de 10% de reajuste, lembrando que a estimativa do Banco Central é de 10,05%)

• Piso Salarial

Reajuste de 100% do pelo INPC (fica garantido o mínimo de 10% de reajuste)

• PLR – Participação nos Lucros e Resultados

Reajuste de 100% do INPC (fica garantido o mínimo de 10% de reajuste)

• Acesso a medicamentos:

Reajuste de 12,5%

• Abono salarial

O abono salarial terá o reajuste de 100% do INPC (sendo que o mesmo deverá passar a ser de R$ 880,00). Este valor será dividido em 12 meses (R$ 74,00) e incorporado ao Cartão Alimentação.

O valor de R$ 74,00 que é 1/12 avos de R$ 880,00  é garantido a todos os trabalhadores,

• Cartão alimentação:

Empresas com mais de 100 funcionários

Reajuste de 100% pelo INPC, de R$ 160,00 deverá passar a ser de R$ 176,00, sendo que, ainda deverá ser acrescido com parcelas de R$ 74, referentes à incorporação do abono totalizando R$ 250,00, que representa um reajuste de 56,2%

Empresas com até 100 funcionários

Reajuste de 100% do INPC, de R$ 100,00 deverá passar a ser de R$ 110,00, sendo que, ainda deverá ser acrescido com parcelas de R$ 74, referentes à incorporação do abono, totalizando R$ 184,00, que representa um reajuste total de 84%

Trabalhadores que não recebem o Vale Alimentação

Deverá ser garantido o equivalente as parcelas mensais referente ao Abono

A FEQUIMFAR e Sindicatos filiados representam cerca de 15 mil trabalhadores no setor industrial farmacêutico no estado de São Paulo.

A data-base do setor farmacêutico é 1º de abril