O dilema sobre a inauguração do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo persiste e ganha novos capítulos.

Após diversas promessas de ativação do equipamento de transporte público, que tem como finalidade reduzir o tempo de viagem entre o município e a Capital, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) afirmou, sem precisar a data, que ele deve estar em operação até o dia 15 deste mês. Mas a falta de iluminação das paradas pode alterar novamente o cronograma.

Segundo a EMTU, as obras que compreendem as instalações do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo atingiram nos últimos dias a marca de 99% de sua conclusão. A empresa ainda afirma que a liberação do trecho entre os bairros de Vila Galvão e Parque Cecap, formado por uma extensão de 12 quilômetros, deve ser entregue, ainda, na segunda quinzena de agosto. Ou seja, oito meses depois de sua previsão inicial.

Entretanto, tudo pode mudar novamente. Isso porque as 17 paradas de ônibus aguardam a energização para que possa oferecer iluminação adequada no local aos usuários. No entanto, a EDP Bandeirante, antes concessionária responsável pela manutenção da rede elétrica do município, teve o seu contrato de prestação de serviço encerrado na última sexta-feira, 31. Para sanar esta deficiência, a Prefeitura deve nos próximos dias abrir edital de licitação para contratação de uma empresa.

Além da iluminação, outro fator também pode atrasar o cronograma estabelecido para a inauguração do equipamento: o ciclopasseio. Para disponibilizar este serviço à população, a EMTU informou que faltam realizar a sinalização vertical e horizontal. Já a semafórica, de acordo com a empresa, se encontra nos ajustes finais.

Em relação a quantidade expressiva de semáforos ao longo do trajeto, a EMTU justifica que os mesmos foram instalados conforme projeto detalhado e definido pela STT (Secretaria de Transporte e Trânsito). Em contrapartida, a STT declara que a responsabilidade é da EMTU, porém, nenhuma das instituições revelaram por quais circunstâncias optaram pelo grande número de equipamentos instalados.

Fonte: GuarulhosWeb