Rede social triplica lucro trimestral e número e vê receita subir 51%.
App de bate-papo Messenger chega a 900 milhões de usuários.

O Facebook anunciou nessa quarta-feira (27) que a rede social é acessada por um bilhão de usuários de todo o mundo todos os dias. Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2016 e constam do balanço financeiro da empresa, que também apontam o número de adeptos de outros aplicativos, como os serviços de bate-papo WhatsApp e Messenger, além da rede social de fotos Instagram.

O número de usuários diários do Facebook aumentou 16%, com a adesão das pessoas aos aparelhos móveis. No ano passado, a rede social comemorou ter conectado mais de bilhão de usuários em um único dia, mas somente neste trimestre esse nível de acesso foi constante.

Por mês, a média de usuários ativos chegou a 1,65 bilhão, aumento anual de 15%.

Lucro
Além de aumentar a base de pessoas dentro do site, a empresa ampliou também seus ganhos. Entre janeiro e março deste ano, o lucro da empresa triplicou em relação ao mesmo período de 2015. Chegou a US$ 1,5 bilhão.

A receita disparou 51,9%, para US$ 5,4 bilhões, ante US$ 3,5 bilhões do primeiro trimestre de 2015. “Tivemos um grande começo de ano”, disse o cofundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg.

Novo tipo de ação
O Facebook anunciou também que seu conselho de administração aprovou um plano para criar um tipo de ação sem direito a voto, com o objetivo de captar capital, mas deixando Zuckerberg no controle da estratégia e da direção da companhia.

Os acionistas votarão sobre a proposta na reunião anual de 20 de junho, segundo o Facebook.

Instagram, WhatsApp e Messenger
Além das informações de acesso ao Facebook, a rede social informou também a quantidade de usuários de seus outros serviços conectados. O WhatsApp chegou a 1 bilhão de usuários,conforme antecipado em fevereiro.

Com 900 milhões de usuários, o Messenger está próximo de se tornar a terceira ferramenta do Facebook a chegar a um bilhão de membros. Já o Instagram tem 400 milhões de pessoas abastecendo o app com fotos.

Vídeo ao vivo
O Facebook pontuou ainda que foi no primeiro trimestre de 2016 que ampliou as opções de recursos dos vídeos ao vivo e começou a vender os óculos de realidade virtual Oculus Rift.