No período de 21 a 28 de agosto, comemora-se, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Neste ano, o tema é Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos.

Segundo o último Censo, realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE)Site externo., o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência (23,9% da população do país). Das quais, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.

Aproveitando o tema, a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil)Site externo. lançou em julho de 2014 o Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual, que tem o intuito de promover para as pessoas com deficiência e seus familiares esclarecimentos acerca dos seus direitos e para o verdadeiro exercício da cidadania. Este manual foi desenvolvido pela Assessoria Jurídica da instituição com uma linguagem de fácil compreensão.

Pelo país, muitos municípios e instituições estão promovendo ações em prol desta importante parcela da sociedade. Confira programação no www.vidamaislivre.com.br

Fonte: Vida mais Livre