Mutirão da biometria em todos os cartórios eleitorais nos dias 2, 9 e 16 de dezembro das 9 às 18h.

 

Guarulhos, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, passa pelo cadastramento biométrico obrigatório desde 17 de julho deste ano. Em um universo com mais de 900 mil eleitores, 427.987 (47,2%) coletaram a biometria desde a disponibilização dos kits biométricos em 2013. A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor se apresente logo para evitar transtornos no fim do prazo, que termina em 23 de março de 2018. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado. Aqueles que já fizeram não precisam repetir a operação.

Para ampliar o atendimento ao eleitor, a Justiça Eleitoral inaugurou um Posto de Atendimento em julho, próximo ao aeroporto, que está operando bem abaixo de sua capacidade, de 1.100 pessoas por dia. Em três meses de funcionamento, o Posto realizou 10.347 atendimentos, quantitativo que totaliza uma média diária de 115 pessoas.

A finalidade do cadastramento biométrico é impedir qualquer possibilidade de fraude na identificação do eleitor na hora do voto, já que a digital de cada pessoa é única. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, além da atualização do endereço domiciliar e dos demais dados cadastrais.

A biometria está disponível em todos os cartórios do Estado, mas atualmente acontece, com obrigatoriedade, em 85 municípios. A meta da Justiça Eleitoral paulista é cadastrar todo o eleitorado do Estado de São Paulo, que contabiliza mais de 32 milhões, até 2022.

Atendimento

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE-SP e comparecer ao Posto de Atendimento ou cartório com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, caso tenha.

O agendamento não é necessário no Poupatempo.

Serviço:

Cartórios eleitorais

De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Consulte o seu cartório.

Fonte – http://www.tre-sp.jus.br