IBC-Br apontou para uma retração da economia de 1,89% no segundo trimestre, o que indica uma recessão técnica; PIB será divulgado pelo IBGE na semana que vem

 

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apontou para uma retração de 2,49% da economia no primeiro semestre em relação ao mesmo períoo do ano passado. No segundo trimestre, a baixa foi de 1,89%, resultado que ficou próximo do teto das estimativas apuradas pela Agência Estado com 20 casas, que ia de -1,30% a -1,90%.

O PIB final da economia no segundo trimestre será divulgado na próxima sexta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro trimestre, o PIB teve queda de 0,2%. Se confirmada uma nova baixa pelo dado do IBGE, o País entrará em recessão técnica, termo utilizado por especialistas quando há dois trimestres seguidos de retração.

O IBC-Br em geral resulta em números diferentes do PIB, mas ambos os indicadores apontam para uma mesma direção. Pelo critério do IBC-Br, no primeiro trimestre a economia se retraiu 0,88%. O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

No Relatório Trimestral de Inflação de junho, o BC apresentou previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 de -1,1%. O ministério da Fazenda trabalha com uma retração econômica de 1,5%. No Relatório de Mercado Focus da última segunda-feira, a mediana das expectativas estava negativa em 2,01% para este ano.

Fonte: O Estado de S.Paulo