A falta de repasses da Prefeitura a fornecedores de serviços ao município pode gerar duas paralisações em Guarulhos na manhã desta terça-feira. Tanto os funcionários da Viação Campo dos Ouros como da empresa Quitaúna, responsável pela coleta de lixo, podem paralisar as atividades nas primeiras horas desta terça-feira, dia 22, segundo confirmou nesta tarde ao GuarulhosWeb, o vereador Maurício Brinquinho (PT), presidente do Sincoverg (Sindicato dos Condutores), que representa trabalhadores das duas empresas.

Brinquinho confirmou que as três empresas que prestam serviços de transporte público dentro do sistema municipal (Campo dos Ouros, Vila Galvão e Guarulhos) quitaram a segunda parcela do 13º salário na noite da última sexta-feira. Na semana passada, ele disse que as três poderiam parar nesta terça-feira se o 13º não fosse pago. “O 13º as três empresas pagaram. Mas a Campo dos Ouros não fez o pagamento do vale (adiantamento dos salários previsto para o dia 20). Se o dinheiro não cair na conta dos funcionários até meia noite, vamos parar imediatamente”, afirmou.
Sem coleta
A Quitaúna também quitou o 13º salário, mas – assim como a empresa de ônibus – não pagou o adiantamento de salários. Desta forma, os trabalhadores da limpeza pública ameaçam não sair da garagem da empresa na manhã desta terça-feira para promover a coleta de lixo em Guarulhos.
A Guarupass, associação que reúne as empresas de ônibus, confirmou ao GuarulhosWeb que as três viações quitaram o 13º salário nesta sexta-feira. E completou informando que a Campo dos Ouros irá fazer o pagamento do vale ainda nesta segunda-feira, o que pode evitar a greve.
O GuarulhosWeb questionou a Prefeitura se existe algum esquema especial de emergência por parte da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito diante da possibilidade de paralisação de alguma das empresas de ônibus, mas nenhuma resposta foi enviada até o momento.