Na sexta, 25 de novembro,  Dia Nacional de Lutas pela Garantia de Direitos Trabalhistas, Previdenciários e Sociais contra a retirada de direitos

O Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, em consonância com as pautas trabalhistas defendidas pelas Centrais Sindicais, conclamam a participação de trabalhadores e toda a sociedade para ação conjunta da classe trabalhadora em defesa das nossas conquistas.

Centrais Sindicais, Confederações, Federações estaduais e Sindicatos estão unidos para o bem dos trabalhadores  no  Dia Nacional de Lutas pela Garantia de Direitos Trabalhistas, Previdenciários e Sociais.

“Hoje já são cerca de 14 milhões de desempregados, e com essas ameaças para cima da classe trabalhadora, esse número pode aumentar ainda mais. Por isso, temos que ficar atentos porque eles querem retirar direitos que lutamos muitos anos para conquistar, e não podemos deixar isso acontecer. Vamos nos mobilizar, nos manter coesos e unidos para impedir o retrocesso social e econômico”, diz Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da CNTQ.

“Nós estamos promovendo este alerta a todos os trabalhadores e sociedade. Não podemos e nem devemos permitir que os nossos direitos sejam retirados”, fala Antonio Cortez  Morais, secretário-geral do Sindiquímicos.

Como forma de protesto e também de conscientização de toda a sociedade  contra a  intenção do governo de reduzir direitos, e por mais empregos, as Centrais Sindicais (Força Sindical, a CUT, a UGT, a CTB, a Nova Central e a Intersindical) promoverão na próxima sexta, dia 25 de novembro, o Dia Nacional de Lutas pela Garantia de Direitos Sociais e Previdenciários e pela geração de emprego e renda.

Direitos ameaçados: Reformas previdenciária e trabalhista, Terceirização; Perdas de direitos trabalhistas e ameaça de mais desemprego; aumento de juros e da inflação, entre outros.

Ao longo do dia, trabalhadores de todas as categorias e população de todo o país participarão de mobilizações para que toda a sociedade entenda que algumas mudanças, caso sejam aprovadas, podem gerar prejuízo a classe trabalhadora.

Em São Paulo, haverá um ato, às 11 horas, em frente à Superintendência do INSS, no Viaduto Santa Ifigênia.

Além das manifestações em defesa dos direitos, Centrais e Sindicatos, Confederações e Federações dos segmentos metalúrgico e químico promovem ato em frente ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), na Zona Sul da Capital.

Nosso objetivo com a mobilização é fortalecer a luta, esclarecer a sociedade e sensibilizar os parlamentares sobre as tentativas da retirada de direitos com as mudanças constantes das referidas reformas, além de combater o desemprego. Entre nossas pautas, destacamos:

1) Combate as injustiças praticadas pela Gestão da Previdência, como salários exorbitantes para algumas categorias; uso indevido do patrimônio; apropriação indevida dos recursos, entre outras distorções e em defesa da aposentadorias. Também queremos reaver o princípio de exclusão do caráter social da Previdência;

2) Defesa da saúde e educação e combate à PEC 55 – “PEC da Maldade”;

3) Defesa dos direitos e conquistas trabalhistas, reforçando a Pauta Trabalhista Unificada;

4) Retomada do desenvolvimento com geração de emprego.

Diga não ao retrocesso!

O Brasil vivencia hoje uma forte crise econômica, com o recuo da produção, baixo consumo, juros altos, queda nos investimentos, empresas encerrando suas atividades, comércio retraído e uma taxa de desemprego assustadora, que já alcançou cerca de 14 milhões de desempregados.

São  constantes tentativas, por parte do governo, de promover suas pretendidas reformas trabalhista e previdenciária à custa da supressão de direitos dos trabalhadores.

Neste sentido, nós, representantes da classe trabalhadora, estamos unidos contra a retirada de direitos e dizemos não ao retrocesso.

Este é o momento de unidade da classe trabalhadora. A luta é de todos nós! Participe você também!