O dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho,  surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e se expandiu  por diversos países, organizado por Sindicatos, Federações, Confederações locais e internacionais.

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.

A cada ano,  milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho.

Para Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e CNTQ, a data  visa a conscientização dos trabalhadores, profissionais da saúde, empresas e comunidade na obtenção da integridade física do trabalhador em seu posto de trabalho. “O trabalhador precisa ter sua integridade assegurada e ao final do expediente retornar para sua casa de forma segura, podendo assim desfrutar de qualidade de vida junto aos seus familiares”, disse.
Esta é uma data de reflexão e de alerta a todos os trabalhadores que precisam estar atentos ao ambiente de trabalho e as questões de segurança.   Nelson Agostinho de Oliveira, Nelsão, diretor do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindiquímicos, ressalta: “Os trabalhadores precisam estar atentos quanto às medidas de prevenção de acidentes e mortes e qualidade de vida no ambiente de trabalho”.

Os números são alarmantes

De  acordo  a  OIT – Organização  Internacional   do  Trabalho, no  mundo são   270  milhões  de  vítimas de  acidentes  de  trabalho.     160  milhões  sofrem  com  doenças profissionais.    Por dia, morrem 5 mil pessoas em acidentes de  trabalho, são três vidas a cada minuto.    No    Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho.

O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “… um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas…”.    A Saúde do Trabalhador está contemplada no âmbito deste direito na própria  Carta Magna,  disposta em seu artigo  200  como competência do Sistema Único de Saúde.   Nesse sentido,  as  questões  que  associam saúde e trabalho deixam de se relacionar exclusivamente à relação entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública.

Evento – Sindiquímicos promove evento especial em memória às vítimas de Acidentes de Trabalho no dia   19 de maio,  das 8h30 às 12h, no Auditório Térreo da Secretaria da Educação, na  Rua Claudino Barbosa, 313, Macedo,  Guarulhos.

Voltado aos trabalhadores, profissionais da CIPA, SESMT e segurança do trabalho, empresários, o evento é uma  parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região,   Sindicato dos  Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo – SINTESP,  Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos – STAP, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST de Guarulhos, Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – Renast, Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho – DIESAT e   Prefeitura de Guarulhos.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de maio no e-mail: saude@sindiquimicos.org.br, com Nelson Agostinho de Oliveira, Nelsão ou Paulla Roberta – Tel.: (11) 2463-9069.