O Dia 8 de Março é marcado pela comemoração do Dia Internacional da Mulher. Guerreiras, principalmente no Brasil, onde a violência tem ceifado milhares de vidas, na maioria das vezes de forma trágica. Hoje, com elevado índice de desemprego, muitas delas assumiram o comando da casa, por causa da dificuldade que seus maridos encontram para retornar ao mercado de trabalho.
Enfrentam jornada de serviço na empresa; em casa, realizando toda a parte doméstica, além de cuidar dos filhos, que geralmente nunca ficam distantes das mães. Em alguns casos, vão dormir no início da madrugada e acordar poucas horas depois, para ir ao trabalho, garantir o pão de cada dia naquele lar.
Mesmo exercendo idêntica função, em muitos casos recebem salários menores em relação ao funcionário masculino, num claro sinal de desrespeito ao bom senso. A história é repleta de exemplos de mulheres que foram à luta para garantir os seus direitos. Exemplo disso ocorreu durante o Regime Militar, onde muitas mães não ficaram intimidadas com a violência policial, quando pediam explicações aos governantes a respeito do paradeiro de filhos, esposos ou parente, desaparecidos sob a tutela do arbítrio.
O Dia 8 de Março, na visão do Sindiquímicos Guarulhos, é uma data de reflexão e também para nunca deixar em segundo plano essa parcela tão importante da população que contribui exemplarmente para o progresso desta nação. A diretoria do Sindiquímicos Guarulhos, nunca deixará de lutar pela igualdade de direitos, tanto nas fábricas quanto na sociedade. Afinal de contas, todos nós temos o direito de sermos felizes, principalmente ao lado de quem caminha junto conosco nos bons e maus momentos da vida. Parabéns mulheres da Categoria Química.