Sindicato promove Turismo social
Em julho, o Turismo social promoveu de 17 a 19 uma viagem a Paraty no Rio de Janeiro.
O que é o projeto social?
As atividades sociais do Sindiquímicos tiveram início na gestão do presidente Antonio Silvan Oliveira com o Instituto Social dos Químicos em 2002 e logo depois com o Departamento Social. O trabalho social desenvolvido engloba uma série de preocupações, entre as quais as soluções de problemas como a defesa do salário real, saúde, meio ambiente, alimentação, higiene, habitação e transporte e o desenvolvimento cívico e social da coletividade através da educação. É uma forma especial de viagem, hospedagem, alimentação, serviços e lazer organizados para pessoas cuja renda não permite o deslocamento sem a ajuda de terceiros, pessoas ou entidades.
O Turismo Social utiliza as mesmas estruturas do turismo convencional, diferenciando-se deste por seus conceitos intrínsecos, como ser fundamentalmente acessível, utilizando-se para isso, de equipamentos de hospedagem tradicionais, geralmente em períodos ociosos e subsidiados em parte por órgãos governamentais e associações de classe ou privada, pressupõe a transmissão de informações culturais e históricas da região visitada, se promove a integração social dos viajantes com a comunidade.
Visando o descanso, recreação, diversão ou educação, o Departamento Social acreditando no lazer como um de seus instrumentos básicos para a educação e cultura vem dando grande importância ao TURISMO SOCIAL como instrumento difusor e, desde o início, embasando seus trabalhos nas ações que oportunizam a integração social, favorecendo a apreensão de bens culturais, garantindo-se o acesso dos associados e convidados a estas mesmas ações, através da oferta de serviços acessíveis a todos os níveis de poder aquisitivo.
A qualidade do programa está sempre presente no atendimento personalizado, nas estadias e no acompanhamento dos grupos, feito por técnicos treinados e capacitados que procuram estimular o olhar dos participantes para os detalhes de cada roteiro.
Justificativa
Programação de turismo a ser realizada pelo Sindiquímicos visa atender as necessidades sociais, culturais, de lazer, descanso e do aproveitamento do seu “tempo livre” através de uma atividade turística saudável que com preços e formas de pagamento acessíveis, levando os associados e convidados para conhecer o Brasil.