O BNDES vai mudar as regras de financiamento às exportações para dar condições melhores de juros e de prazos para quem produz para vender no exterior.

Com isso, algumas linhas BNDES Exim Pré-Embarque passam a ter 100% de TJLP (a taxa de juros de longo prazo do BNDES, atualmente em 7,5% ao ano).

É o caso, por exemplo, do crédito para a exportação de máquinas e equipamentos, que antes conseguiam no máximo 70% nessa taxa.

As novas medidas serão anunciadas nesta quinta-feira pelo ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento).

A demanda potencial de contratação de financiamentos em 2016 com as novas condições é de R$ 15 bilhões, contra a previsão inicial de R$ 4 bilhões, diz o ministro.

“Os recursos saem direto do ‘funding’ do banco. Com a queda de algumas áreas, é possível um redirecionamento. Não há saída do Tesouro, nenhuma emissão nova”, afirma Monteiro.

O ministro diz que as medidas já vinham sendo estudadas, como parte do Plano de Exportações, lançado em junho do ano passado.

As linhas de pré-embarque do banco permitem que as empresas exportadoras disponham de capital de giro para a produção de um bem que será exportado.

A expectativa do Mdic é que haja redução do custo de financiamento em até 26% para bens de capital, de até 29% para bens de consumo e de até 42,5% para micro, pequenas e médias empresas.

“Essa crise mostra que as empresas que não deixaram de exportar [quando o mercado interno estava aquecido] têm condições melhores e um retorno mais rápido.”