A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, realizou na última segunda-feira, 23/11, reunião com representantes do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e das principais redes varejistas do estado de São Paulo com o intuito de reforçar posicionamentos da fundação e cobrar ações em prol do consumidor.
A diretora executiva do Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro, cobrou dos varejistas que durante e após a Black Friday os fornecedores tenham equipes atendendo em tempo real. “É importante que não só atendam , mas também que essas equipes sejam capazes de resolver as demandas dos consumidores”, afirmou. Outros pontos discutidos durante a reunião foram a necessidade da informação clara aos consumidores e o reforço nas estruturas dos sites para que eles tenham melhor estabilidade.
Foi criada uma hashtag especial #ProconSPdeolhoBlackFriday que os internautas poderão utilizar para denunciar problemas como maquiagem de desconto – situação em que o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção; cancelamento da compra sem justificativa, entre outros que possam ocorrer no dia da “Black Friday”.