Uma pesquisa mostra que o número de acidentes de trabalho na região é alarmante. Nas cinco maiores cidades foram registradas 70.664 ocorrências nos últimos cinco anos, segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT). Campinas (SP) lidera essa lista.

No ano passado foram 4.819 acidentes de trabalho na cidade, ou seja, 13 por dia, o que significa que, em média, um trabalhador se acidentou a cada duas horas.

Além de Campinas, os números de Piracicaba (SP), Americana (SP), Limeira (SP) e Sumaré (SP) também chamam a atenção. Juntando as cinco cidades foram registrados 12 mil casos em 2016.

Queda
A pesquisa também mostra uma queda no número de casos de 2012 até agora. Mas, isso não significa que os trabalhos passaram a ser feitos com mais segurança.

“Está mais ligado ao ritmo da atividade econômica. É um número bastante preocupante, que denota a falta da cultura de segurança no ambiente de trabalho”, afirma a procuradora do trabalho Luana Lima Duarte.

Acidentes
Os setores em que os acidentes mais acontecem são construção civil, industrial, manutenção de rede elétrica e também trabalhadores da zona rural.

Não são só os chefes que têm que se preocupar com os equipamentos de seguranca. O trabalhador também tem que ficar de olho.

“Em caso de resistência do empregador, ele pode oferecer denúncia junto ao Ministério do Trabalho e Emprego ou ao mesmo tempo também ao Ministério Público do Trabalho”, conclui a procuradora.