O Sindicato negociou com a empresa a renovação de acordo da PLR. Os trabalhadores, por meio da Comissão representativa, propuseram a rediscussão do indicador de faltas já que no passado este indicador refletia tão somente nas faltas ao trabalho individual e, posteriormente, o indicador foi alterado para os registros das faltas coletivas, ou seja, na falta individual o valor da PLR era menor somente para o trabalhador faltoso.

No indicador coletivo as faltas individuais estavam interferindo na redução do valor da PLR para todos os trabalhadores. Diante disto, a Comissão solicitou que houvesse consulta aos trabalhadores para que eles pudessem escolher um modelo ideal. A votação decidiu – 98 votos pelo indicador individual de faltas e 4 pelo indicador coletivo.

Portanto, a partir do próximo acordo de PLR, o indicador de falta será individual e não mais coletivo como o anterior.

A comissão de PLR é um instrumento importante de aproximação de todos os trabalhadores com os objetivos propostos pela empresa. Entretanto, as compensações em benefício dos trabalhadores precisam acontecer em maior velocidade. Em razão dos argumentos apresentados nos ofícios enviados à empresa.

Do Valor da PLR

Em reunião com o Sindicato e a Comissão de PLR, a empresa apresentou uma proposta de  R$ 1.600,00 no atingimento de 100% das metas propostas. E em sua contraproposta, o Sindicato apresentou o valor de R$ 2 mil, pelas seguintes razões:

É público e notório que a Baruel construiu e vem construindo seus valores na sua existência centenária, ganhando mercado com o fortalecimento de suas marcas, valores esses que a cada dia se fortalece, basta verificar que poucas empresas do seu porte conseguiriam personalidades de prestigio internacional, como é o caso do jogador Neymar, e ainda colocar o seu nome em um dos maiores clubes de futebol do mundo, que é o Barcelona, toda esta ousadia agigantou a empresa de tal forma, o que é plausível, com intuito de se tornar uma empresa sustentável, no entanto este gigantismo, na visão dos trabalhadores, não se tornou uma realidade perceptível a curto, médio e longo prazo, de valorização das pessoas.

Ambiente saudável da relação Capital X Trabalho

O intuito do Sindicato é estabelecer um ambiente em que as pessoas possam se manifestar a vontade sobre o dia a dia da empresa e que a entidade sindical seja um instrumento de intermediação desta melhoria constante entre os trabalhadores, sempre levando em conta a melhoria das condições de trabalho, com os seguintes objetivos: Plano de carreira, PLR, entre outros.

Manter um relacionamento entre trabalhadores, Sindicato e empresa na construção de modelos de credibilidade é o nosso objetivo.

É fundamental que os trabalhadores se comprometam com o crescimento da empresa, mas é de fundamental importância que a empresa se comprometa com o crescimento profissional e pessoal de seus trabalhadores.

Resposta da Empresa

Em resposta, a Baruel diz que como é de conhecimento do Sindicato é uma empresa, que tem como preocupação máxima, manter os negócios ativamente, de forma que a partir daí tem que ter condições de para não demitir funcionários e preservação dos benefícios de todos. O fato de a empresa ter em seus quadros de marketing a figura do Neymar ou até mesmo do Barcelona, representa uma forma de manter os postos de trabalho e benefícios. A empresa também fala sobre o momento atual da economia que também tem rondado a empresa. A empresa alega também que mantém uma composição de remuneração  superior ao do mercado, com ganho substancial. A Baruel ressalta sua disponibilidade de manter o diálogo com o Sindicato. No entanto, afirma que não há condições de aumentar a PLR de R$ 1.600,00 para R$ 2 mil.

Posição do Sindicato

Não há mais espaço para um ambiente de sofisma, de mensagem subliminar, em que se diz uma coisa diferente daquilo que está estabelecido na sua essência, e aqui vem o nosso desagravo de imaginar que uma empresa faça todos os seus investimentos, tão somente, pela razão do emprego. Nos manifestamos de forma contundente no sentido de a empresa elevar este ambiente para patamares ousados, e de respeito as relações sociais. É extremamente delicado dizer que o modelo salarial é algo estático com base em estatística de mercado. Mercado não reflete a realidade das pessoas dentro de uma organização, serve sim como parâmetro, mas não para congelamento de virtudes e visão.

Todos nós queremos que a Baruel cresça e ocupe mercados, mas que os trabalhadores também sejam beneficiados com o melhor a cada dia. As negociações com a empresa é algo inerente a função do Sindicato, na próxima reunião de PLR o Sindicato insistirá com a proposta de R$ 2.000,00, caso contrário, teremos que repensar este modelo de negociação.

O Sindicato se coloca à disposição dos trabalhadores para eventuais esclarecimentos.

Dúvidas, reclamações e denúncias, procure a secretaria do Sindiquímicos

Secretaria Geral: (11) 2463-9062,  secretaria@sindiquimicos.org.br