O secretário estadual da Saúde, David Uip, foi demitido na segunda-feira, 16, pelo novo governador do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB). David Uip é o grande responsável pelo desmonte da FURP e fechamento das unidades das Farmácias Dose Certa.

Durante os sombrios anos em ocupou a cadeira de secretário estatual da Saúde, David Uip juntamente com sua equipe, deflagrou uma onda de desrespeito aos trabalhadores da FURP, com o sucateamento da empresa, desrespeito à Convenção Coletiva de Trabalho, sem reajuste salarial e do cartão-alimentação, consequentemente, prejudicando sensivelmente a família destes trabalhadores. David Uip acaba também tomando uma decisão contra o Estado de São Paulo, porque a FURP, como sempre foi falado em todos os governos desde a sua criação, tinha uma função importante  e estratégica de alavancar a política de saúde pública do governo do  Estado de São Paulo, ou seja, uma empresa  produzindo medicamentos para atender a demanda da família paulistana e toda a população do Estado, com o programa Dose Certa em várias regiões da Grande São Paulo, nos Hospitais e em parceria com algumas Prefeituras (UBS, UPAS).

Desde 2013, ano em que assumiu a Secretária, David Uip tomou a decisão de reduzir os gastos com a saúde, optando assim por acabar e desestruturar a empresa e fechar as Farmácias, o que levou ao não atendimento da demanda da população e a inúmeras paralisações, manifestações e audiência pública, com a intenção de que o secretário cumprisse a lei.

Importante reiterar que a FURP é uma empresa viável e estratégica na fabricação de medicamentos com menos gastos e amplo atendimento à população, o que o Sr. David Uip desconstituiu e de forma arbitrária.

A direção do Sindiquímicos Guarulhos lamenta que alguém que não dá a mínima para o trabalhador e sua família possa ter ficado tanto tempo à frente de Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e agora seja anunciado para assumir uma Faculdade no ABC, como gestor na formação de profissionais. Esperamos que o novo secretário, Marco Antônio Zago, não caia no mesmo erro de seu antecessor. Estamos de olho!