Quarentena é prorrogada pela 15ª vez. Flexibilização em setembro trouxe aumento de casos de covid-19 em São Paulo; e temor de “explosão” em janeiro

 

 

Mas a intensidade verificada na quebra das recomendações de isolamento neste final de ano preocupa especialistas. Desde a adoção da fase amarela, em setembro, comércio, bares têm apresentado movimentação típica de um estado de normalidade. Neste final de ano, o cenário de praias lotadas, confraternizações e festas, em locais abertos e fechados, deve levar a um agravamento nos registros de contaminações nas próximas semanas.

 

Após a queda no número de internações pelo coronavírus em setembro e o início do remanejamento de leitos para outras enfermidades, o Hospital das Clínicas de São Paulo (HC) já se prepara para uma possível explosão de casos de covid-19 em janeiro. O prognóstico é de Eloisa Bonfá, diretora clínica do HC. O hospital é ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É o maior complexo hospitalar da América Latina e só recebe quadros graves da infecção. (RBA)

 
 Foto: Fernando Frazão/ABR