Caieiras

No dia 12/04/2021, terá início a campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que será realizada por etapas, conforme grupos prioritários em todas as UBSs do município.

Importante ressaltar que, quem tomou a vacina contra a Covid-19, só poderá tomar a da Influenza, após 14 dias e caso que esteja para tomar a vacina contra a Covid-19, dê preferencia para esta imunização.
Primeira etapa: (12/04 a 10/05)-  Crianças (6 meses a < 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde.
Segunda etapa: (11/05 a 08/06) –  Idosos com 60 anos ou mais e professores.
Terceira etapa: (09/06 a 09/07) –  Comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros, urbano e longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Franco da Rocha

A vacinação contra a influenza vai até dia 10 de maio. A Prefeitura, por meio do Serviço de Assistência Médica (SAME) dará início no dia 12/04 à vacinação contra influenza (gripe) em crianças de 6 meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde.
Para evitar que os grupos prioritários de vacinação da influenza e da covid-19 se sobreponham, a primeira fase da imunização contra o vírus da gripe será concentrada em crianças e gestantes, além dos trabalhadores da área da saúde.
Como nos anos anteriores, a vacinação acontecerá nas unidades de saúde da família (USF), nos bairros, de segunda a sexta-feira, preferencialmente das 7h às 11h da manhã.
Não esqueça de levar a caderneta de vacinação da criança e documento original com foto. As gestantes devem levar caderneta de gestante, cartão vacinação e documento original com foto.

Igaratá

A imunização contra a gripe H1N1 (Influenza) será iniciada no dia 13/04 em Igaratá. A ação ocorrerá na sala de vacinas, situada no ambulatório médico da Unidade Mista de Saúde “Antonia Ramos Prianti”, no Centro.

A primeira etapa segue até o dia 10 de maio e será destinada aos trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idades a partir de 6 meses até cinco anos completos.

A partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada.

Já a terceira etapa começa em 9 de junho e vai atender pessoas com comorbidades e com deficiências (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional;  população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Seguindo a legislação, deverão ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos e haverá triagem diferenciada e orientações para quem apresentar sintomas respiratórios.

“Vacinas salvam vidas, inclusive a da gripe, que protege contra as complicações provocadas pela doença. Ao garantir a proteção, diminuem os riscos de sintomas respiratórios graves e a necessidade de atendimento na rede hospitalar, que está dedicada a enfrentar a pandemia”, explica a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Nubia Araújo.

Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.

É fundamental que quem foi ou for vacinado contra o coronavírus priorize este imunizante e respeite o intervalo mínimo de 30 dias para depois se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe.

Para mais informações, é preciso entrar em contato com o Departamento de Vigilância Sanitária por meio do telefone (11) 4610-0578, do email visa@igarata.sp.gov.br ou pessoalmente ao lado da Unidade Mista de Saúde.

Bom Jesus dos Perdões

A Prefeitura e a Secretaria de Saúde estarão dando início à Campanha de Vacinação Contra a Influenza no dia 12/4.

Nesse primeiro momento, serão vacinados os seguintes grupos:

Do dia 12/04 a 10/05

– Crianças (6 meses até menores de 6 anos de idade)

– Gestantes e Puérperas

– Povos indígenas

– Profissionais de saúde (rede pública e privada, levar documento que comprove o exercício)

Do dia 11/05 a 08/06

– Idosos com mais de 60 anos

– Professores (levar documento que comprove o exercício)

Do dia 09/06 e 09/07

– Pessoas com comorbidades

– Pessoas portadores de deficiência