Para evitar que os grupos prioritários de vacinação da influenza e da covid-19 se sobreponham, a primeira fase da imunização contra o vírus da gripe será concentrada em crianças e gestantes, além dos trabalhadores da área da saúde.
Como nos anos anteriores, a vacinação acontecerá nas unidades de saúde da família (USF), nos bairros, de segunda a sexta-feira, preferencialmente das 7h às 11h da manhã.
Não esqueça de levar a caderneta de vacinação da criança e documento original com foto. As gestantes devem levar caderneta de gestante, cartão vacinação e documento original com foto.
Igaratá
A imunização contra a gripe H1N1 (Influenza) será iniciada no dia 13/04 em Igaratá. A ação ocorrerá na sala de vacinas, situada no ambulatório médico da Unidade Mista de Saúde “Antonia Ramos Prianti”, no Centro.
A primeira etapa segue até o dia 10 de maio e será destinada aos trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idades a partir de 6 meses até cinco anos completos.
A partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada.
Já a terceira etapa começa em 9 de junho e vai atender pessoas com comorbidades e com deficiências (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Seguindo a legislação, deverão ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos e haverá triagem diferenciada e orientações para quem apresentar sintomas respiratórios.
“Vacinas salvam vidas, inclusive a da gripe, que protege contra as complicações provocadas pela doença. Ao garantir a proteção, diminuem os riscos de sintomas respiratórios graves e a necessidade de atendimento na rede hospitalar, que está dedicada a enfrentar a pandemia”, explica a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Nubia Araújo.
Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.
É fundamental que quem foi ou for vacinado contra o coronavírus priorize este imunizante e respeite o intervalo mínimo de 30 dias para depois se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe.
Para mais informações, é preciso entrar em contato com o Departamento de Vigilância Sanitária por meio do telefone (11) 4610-0578, do email visa@igarata.sp.gov.br ou pessoalmente ao lado da Unidade Mista de Saúde.