Trecho afetado fica na cidade de Nickelsdorf; Exército será utilizado. Fechamento se deve à onda de imigrantes do Oriente Médio.

 

A Áustria fechou às 8h45 (3h45 em Brasília) desta segunda-feira (14) a principal passagem fronteiriça com a Hungria, na cidade de Nickelsdorf, através do qual viajaram nos últimos dez dias dezenas de milhares de refugiados rumo à Alemanha.

Além disso, o país anunciou que vai recorrer imediatamente ao Exército para apoiar a polícia na gestão do fluxo de migrantes, que entram no país em sua maioria a partir da Hungria, anunciou o chanceler, Werner Faymann.

Segundo a empresa pública austríaca de gestão de estradas (Asfinag), a rodovia austríaca A4 em direção à Hungria foi fechada, enquanto o mesmo aconteceu com a estrada do lado húngaro em direção à Áustria.

Viena mobilizará 2.200 militares nas próximas horas para apoiar a polícia, “nos controles de fronteira, onde for necessário”, disse Faymann, antes de destacar, no entanto, que “a missão do exército será prioritariamente levar ajuda humanitária ao interior do país”.

A Áustria, que fica entre a Alemanha e a Hungria, se encontra em uma situação difícil.

O país se viu afetado pela decisão de domingo de Berlim de restabelecer os controles nas fronteiras, deixando milhares de migrantes bloqueados em sua passagem pela Áustria.

Ao mesmo tempo, o fluxo de migrantes aumenta a no sentido Hungria-Áustria em consequência das novas leis húngaras, que entrarão em vigor na terça-feira e permitirão a condenação a penas de prisão das pessoas que entrarem ilegalmente no país.

Apenas no domingo, 5.809 migrantes entraram na Hungria, quebrando o recorde estabelecido no dia anterior, de 4.330, anunciou a polícia húngara nesta segunda.

O grande fluxo de migrantes foi registrado antes da entrada em vigor, na terça-feira, de novas leis húngaras segundo as quais as pessoas que entrarem ilegalmente no país poderão ser condenadas a penas de prisão.

De acordo com o site de notícias húngaro Index.hu, a Sérvia vai tentar provocar a entrada na Hungria de entre 25 mil e 30 mil migrantes nesta segunda, antes da aplicação da nova legislação.

Uma vez na Hungria, os migrantes devem tentar prosseguir a viagem até a Europa ocidental, principalmente Alemanha e Suécia, passando pela Áustria, como fizeram milhares de pessoas nas últimas semanas.

Alemanha

Devido ao grande fluxo de refugiados, a Alemanha anunciou neste domingo (13) a reintrodução provisória de controles nas fronteiras para “conter o fluxo de refugiados que chegam ao país”.

“A Alemanha introduz provisoriamente controles em suas fronteiras, em particular com a Áustria”, indicou o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, em Berlim, depois que nas duas últimas semanas 63.000 imigrantes chegaram a Munique, principal porta de entrada na Alemanha. “Também é absolutamente necessário por razões de segurança”, acrescentou o ministro em uma breve declaração à imprensa.

Em comunicado, a Comissão Europeia afirmou que a Alemanha parece estar legalmente justificada em restituir controle de fronteiras neste domingo, especialmente em sua divisa com a Áustria, e disse que isso mostrou a necessidade de os países do bloco definirem uma abordagem comum à questão dos refugiados.

“A reintrodução temporária dos controles de fronteira entre os estados-membros é uma possibilidade excepcional explicitamente prevista e regulada pelo código de fronteiras Schengen, em caso de uma situação de crise”, disse a Comissão Europeia em comunicado. “A situação atual na Alemanha, à primeira vista, parece ser uma situação abrangida pelas regras”.

Na segunda-feira (14), os ministros do Interior e da Justiça da União Europeia se reúnem de emergência para analisar a questão.

Fonte: G1