Agropecuária contribuiu para que queda não fosse ainda maior.
Indústria e serviços recuaram no período, segundo a pesquisa.

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, também conhecido como “PIB mensal” registrou queda de 0,7% no primeiro trimestre de 2016 na comparação com o último trimestre do ano passado. Frente ao mesmo período de 2015, a retração na atividade econômica foi de 5,5%.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, apesar de ter sido a quinta queda trimestral seguida, o resultado deste primeiro trimestre “sinaliza que a recessão perdeu fôlego, já que a queda, na margem, foi a menor do que a dos trimestres anteriores: -1,4% no quarto trimestre de 2015; de 1,7% no terceiro trimestre de 2015 e de 2,1% no segundo trimestre”.

Entre os setores pesquisados, a atividade agropecuária cresceu 4,6% e contribuiu para que a queda da atividade econômica não fosse ainda maior. Na contramão, a indústria recuou 4,3% no primeiro trimestre e o setor de serviços registrou retração de 0,4% em relação ao último trimestre do ano passado.

Do ponto de vista da demanda agregada, os investimentos caíram 1,5% e o consumo das famílias recuou 1,3% – os principais responsáveis pela retração da atividade econômica no primeiro trimestre de 2016.

O consumo do governo contribuiu para a queda, porém em menor escala: de baixa de 0,3% no primeiro trimestre deste ano. Já o setor externo, com exportações avançando 5,9% e importações recuando 2,6% amenizaram a retração da atividade econômica durante o primeiro trimestre de 2016.