A Secretaria de Saúde de Arujá informa que foi notificada nesta terça-feira, 6 de fevereiro, sobre a morte de um homem de 60 anos, morador do Jardim Josely, que faleceu em decorrência de febre amarela, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, em 24 de janeiro. A notificação foi feita pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes (GVE-8), que atende o Alto Tietê.

O atraso na notificação à Diretoria de Vigilância em Saúde de Arujá deu-se pelo fato de o morador ter cadastrado no Hospital das Clínicas endereço de familiares de Itaquaquecetuba, município no qual recebeu a dose da vacina contra a doença em 28 de novembro de 2017.

Segundo familiar e amigos da vítima, em informação transmitida à Vigilância em Saúde Municipal, que esteve no Jardim Josely nesta terça, logo após ser notificada, a vítima tinha o hábito de pescar em águas de lagos de municípios do Alto Tietê, inclusive no período noturno.

Vacina

Esta é a primeira notificação de febre amarela em humano no município de Arujá. O município continua vacinando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Barreto, Centro de Saúde II, Jardim Fazenda Rincão, Nova Arujá, Jardim Real e Mirante, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, mediante distribuição de senhas.

Até o momento, mais de 77 mil pessoas foram imunizadas na cidade.