O Aché Laboratórios  investirá  R$ 500 milhões na construção de uma fábrica de medicamentos e  um centro de distribuição no Complexo Portuário de Suape, em uma área de 250 mil metros quadrados (m²), em Pernambuco.

A previsão é que as novas operações gerem cerca de 500 empregos diretos, além de mais de 2.500 postos indiretos  de trabalho.

O Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região –  Sindíquimicos e a CNTQ -Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico avaliam positivamente a construção de uma nova fábrica e um centro de distribuição do Aché  na Região Metropolitana do Recife, Pernambuco.

Segundo Antonio Silvan Oliveira, presidente do  Sindiquímicos e da CNTQ,  é salutar essa decisão do Aché, que já tem filiais em Guarulhos, Anápolis, Paraná e  São Paulo. Mais positivo é saber que esse investimento resultará em 500 empregos diretos e 2.500 indiretos num momento em que o Brasil atravessa grave crise econômica e política.

Destaco que a empresa decidiu pela abertura desta nova filial, sem o fechamento de outra planta, e perda de postos de trabalho. Isto demonstra que a indústria farmacêutica atravessa bom momento econômico, quando analisamos cidades de pequeno porte que sediam laboratórios deste segmento, como Brasília, Anápolis (GO), Pouso Alegre (MG), fruto de grandes investimentos”, ressalta Silvan.

Mais importante é que o Aché é uma empresa nacional, num mercado repleto de multinacionais e milionário suporte financeiro, para abrirem filiais em qualquer região do planeta. Atualmente o Brasil gasta muito com importação de medicamentos. Portanto é bom, quando uma empresa de capital nacional continua competindo em um segmento que movimenta cifras elevadas de dinheiro.

Além da construção da planta, a expectativa do grupo é de que a capacidade produtiva instalada aumente em 50% em 2021, quando a unidade estiver em plena operação, suportando o crescimento projetado para os próximos 15 anos. A ampliação da atuação do Aché em Pernambuco faz parte da estratégia do grupo em mercados em pleno crescimento.

FonteValor Econômico com Troad e Assessoria de Imprensa da CNTQ