Segundo levantamento divulgado pela Federação Única dos Petroleiros – FUP-CUT, os petroleiros querem a suspensão do fechamento e das cerca de mil demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – Fafen-PR, que fica Araucária, na região metropolitana de Curitiba, e a instauração imediata de um processo de negociação com a empresa, pelo cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, além da revogação das medidas unilaterais tomadas pela gestão da empresa, que afetam, segundo a FUP, a vida de milhares de trabalhadores e suas famílias.
Importante salientar que além de lutarem por reajustes salariais e manutenção do emprego, os companheiros Petroleiros estão lutando pela autonomia em poder extrair, processar e produzir os combustíveis.
Nossos trabalhadores do Setor Petrolífero são pioneiros em inovação e na produção do etanol e isso, por si só, já é motivo de orgulho para este País.