Os dignitários globais que participaram da cúpula discutiram várias estratégias para abordar o mundo do trabalho após a pandemia do COVID-19, as vulnerabilidades que o surto de vírus revelou, em particular, a falta de proteção social, a economia informal, desigualdade e mudança climática.

GENEBRA (Notícias da OIT) – O Sr. Guy Ryder, Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), congratulou-se com o compromisso e a determinação de vários dignitários globais em promover um mundo melhor de trabalho como a principal medida de recuperação de à crise COVID-19 .

Em seu discurso de encerramento da Cúpula Mundial sobre COVID-19 e o mundo do trabalho O Diretor-Geral declarou: “Considero o alto grau de comprometimento e determinação alcançado em conjunto para superar a crise que merece ser mencionado. E para facilitar o progresso que favorece uma situação mais favorável. Tudo o mais pode ser alcançado com base nisso”.

“Temos mecanismos muito eficazes para voltar à normalidade no mundo do trabalho”, disse Ryder. “Alguns deles são muito familiares para nós, como o diálogo social e as normas internacionais de trabalho. Também temos um ativo suplementar, um tanto inovador. Nossa Declaração do Centenário para o Futuro do Trabalho . Estamos cientes de sua eficácia como um roteiro para nos ajudar a tomar as medidas apropriadas no futuro. ”

Vários Chefes de Estado e de Governo, bem como líderes empresariais e sindicais de todo o mundo, participaram do evento internacional de três dias. duração, realizada on-line de 7 a 9 de julho. A Cúpula foi a maior reunião on-line de trabalhadores, empregadores e governos realizada até o momento e incluiu a participação de líderes proeminentes das Nações Unidas, OMS, FMI , a OMC e a OCDE.

O Sr. António Guterres, Secretário Geral da ONU, declarou: “Esta cúpula mundial oferece uma oportunidade para representantes de governos, trabalhadores e empregadores formularem medidas eficazes de resposta”. A recuperação da crise “não implica ter que escolher saúde ou emprego em detrimento da economia. Todas essas esferas estão relacionadas entre si. Obteremos resultados satisfatórios ou falharemos em todas elas”.

“Temos um forte ponto de partida para facilitar as ações e a adoção de soluções, como a Declaração do Centenário da OIT, bem como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. e Objetivo 8 dos ODS sobre trabalho decente e crescimento econômico . A colaboração nos permitirá emergir dessa crise fortalecida, com empregos mais decentes e um futuro mais promissor, igual e ecológico que beneficie a todos “, acrescentou Guterres.

” Nossos sistemas, empregos e meios de subsistência estão intimamente relacionados. com a economia “, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).” A OMS pede aos governos e organizações de empregadores e trabalhadores do setor saúde que formem programas eficaz e sustentável no campo da segurança e saúde ocupacional para os profissionais de saúde. Temos o dever de agir juntos para proteger aqueles que nos protegem. ”

A Cúpula discutiu várias estratégias para enfrentar as amplas vulnerabilidades destacadas pela pandemia no mundo do trabalho, em particular as necessidades das pessoas que realizam seu trabalho sem proteção social ou na economia informal; promover emprego pleno e produtivo e empresas sustentáveis; tomar medidas para garantir que a redução da pobreza, a promoção da igualdade e o combate às mudanças climáticas sejam elementos-chave do processo de recuperação; e as medidas que a comunidade internacional pode adotar para promover o cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

A primeira parte da cúpula, realizada de 1 a 2 de julho, incluiu vários eventos virtuais em escala regional que cobriram a África , as Américas , os estados árabes , Ásia e Pacífico e Europa e Ásia Central . Representantes de governos, empregadores, trabalhadores e organizações regionais examinaram os enormes efeitos da pandemia em suas economias. , mercados de trabalho e empresas, bem como as medidas de resposta adotadas em nível nacional. As conclusões desses eventos regionais foram discutidas nas discussões realizadas nesta semana. no âmbito da Cúpula Mundial.

No último dia da Cúpula Mundial, a Conferência dos constituintes da OIT , proporcionou aos ministros e representantes de destaque dos trabalhadores e empregadores dos 187 Estados membros da OIT um fórum para debate para trocar opiniões sobre como a Declaração do Centenário da OIT pode orientar a adoção de medidas que facilitem a recuperação da pandemia e forjar um mundo melhor de trabalho.