Aumentou nº de pessoas que aceitariam vaga sem aumento ou promoção.
Experiência internacional contribui para desenvolvimento, diz especialista.

Mais brasileiros estão dispostos a deixar o Brasil para abraçar uma oportunidade de trabalho no exterior, mostrou uma pesquisa da Catho. Segundo o levantamento, o percentual de profissionais que aceitariam uma vaga no exterior passou de 75,9% em 2014 para 79,2% neste ano.

Também aumentou o número de profissionais que aceitaria uma oportunidade em outro país mesmo sem nenhum benefício extra, como aumento salarial ou promoção de cargo, subindo para 11,5% em 2015, ante 8,5% no ano anterior.

“O cenário de crise econômica no Brasil, somado às oportunidades que uma oferta de emprego no exterior pode representar, tem levado mais brasileiros a avaliar positivamente a mudança para outro país em virtude de uma proposta de trabalho”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.

A pesquisa também mostrou que 38,5% dos profissionais entrevistados aceitariam se mudar para o exterior por uma proposta profissional caso ela representasse uma oportunidade de desenvolvimento, mesmo que sem promoção imediata. Em 2014, esse percentual era de 34,2%.

Receber uma promoção é condição essencial para que 29,2% dos entrevistados aceitem uma proposta de trabalho exterior, enquanto 20,8% dos profissionais não aceitaria a mudança sob nenhum pretexto. Os dados fazem parte da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros 2015, levantamento anual feito pela Catho.

“Em geral, a experiência internacional contribui para o desenvolvimento do profissional, que tem a possibilidade de conhecer outra cultura, além de vivenciar a realidade de sua profissão em outro país. De qualquer modo, é fundamental avaliar com atenção todos os prós e contras na mudança”, diz o executivo.

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, desde 1988. Originalmente lançada a cada dois anos, passou a ser anual em 2013.

O levantamento de 2015 contou com 23.011 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 54,2% estão empregados; sendo que 29,7% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 13 de junho a 29 de julho de 2015.

Fonte: G1