Encontro nacional acontece de 28 a 30 de novembro no Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI), em Americana/SP

De 28 a 30 de novembro, cerca de 1000 representantes, de 80 subsedes em todo o Brasil, estarão reunidos no Centro de Integração e Valorização do Idoso (rua Major Rehder, 650) na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo para o 5º Congresso do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, maior entidade da categoria na América Latina.

Congresso que acontece em meio a um período de transformações nos direitos sociais, que ainda poderão sofrer outras grandes alterações com a Reforma da Previdência. Sob esse contexto, os desafios para os representantes de todo país são os de compreender as mudanças e, ao mesmo tempo, encontrar alternativas para defender e assegurar os direitos da população idosa brasileira.

Além de lideranças políticas e sindicais de todo o Brasil, o evento contará com a participação de Carlos Gabas, ex-Ministro da Previdência Social, que ministrará palestra sobre as perspectivas do sistema previdenciário caso aprovada a reforma pelo Congresso Nacional. Gabas é bacharel em ciências contábeis e pós-graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá em Alcalá de Henares, Espanha.

Ampliando o debate sobre a Reforma da Previdência, o Congresso também com a presença de Leonardo Gadelha, presidente do INSS, que debaterá sobre a Reforma da Previdência, apresentando a visão do governo. Gadelha tem 41 anos, é pós-graduado em administração de empresas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, e em gestão financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Ele é também mestre em gestão pela Universidade de Brasília (UnB).

LUTA POR UM BRASIL MELHOR

Ainda que constituído por cidadãos que já encerraram seu ciclo de trabalho, o Sindicato não se restringe a lutar por direitos dos aposentados, pensionistas e idosos. Sua atuação é muito mais ampla, compreende também os trabalhadores que estão na ativa que, frente às mudanças trabalhistas, encontrarão muitas adversidades para aposentarem-se.

Assegurar uma vida digna aos idosos é indissociável aos direitos dos cidadãos que estão na ativa. Por isso, com a reforma trabalhista, já aprovada e em vigor desde 11 de novembro; e a da Previdência, em pauta no Congresso Nacional, a questão que se verticaliza diante de todos os brasileiros é: – Como será o Brasil para as futuras gerações?

Além das discussões da reformas e alterações nas leis, que integram o plano macro do debate, outro eixo a ser tratado durante o Congresso se estabelece nas estratégias e ações para o fortalecimento interno do Sindicato dos Aposentados em todo território nacional.

O desafio dos novos representantes do Sindicato dos Aposentados para os próximos cinco anos será o de conciliar a expansão territorial, por meio da abertura de novas sedes, e a ampliação do número de sócios, mas de uma maneira sólida, com a realização de trabalhos consistentes desenvolvidos em cada base.

Este Congresso acontece em um período de grandes alterações na legislação e também quanto ao perfil da sociedade brasileira, momento extremamente necessário para se debater, traçar metas e definir os rumos que a entidade seguirá sob esse novo país que emerge, mas que ainda mantém profundos problemas sociais.

Programação do 5º Congresso do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos

Local: Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI)
Rua Major Rehder, 650 – Vila Rehder
Americana/SP