Participaram sindicalistas da Argentina, Brasil, Bélgica, Chile, Colômbia, Peru, Suíça e Uruguai

Também promoveram o evento, a Força Sindical e a  Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo). Participaram da reunião representantes de vários sindicatos associados da Força Sindical, entre os quais, o de Piracicaba, presidido pelo sindicalista Francisco Pinto Filho, o Chico. Nesta entrevista ele fala sobre a 4ª reunião.Nos dias 25 e 26 de outubro, dirigentes sindicais da Argentina, Brasil, Bélgica, Chile, Colômbia, Peru, Suíça e Uruguai participaram em São Paulo, da 4ª Reunião Regional do Setor de Papel e Celulose da IndustriALL Global Union para discutir a defesa dos trabalhadores do setor , de forma global.
Forca Sindical –Quais assuntos foram tratados na 4ª reunião?
Francisco Pinto Filho, o Chico – A pauta foi a análise global e nacional da indústria do papel e celulose, a situação sindical e os desafios dos trabalhadores do setor, e a sua organização.

Força Sindical –  Quantos trabalhadores estão representados nessa reunião?
Chico
– Do Brasil, 177 mil trabalhadores.

Forca Sindical – Quais os principais desafios que enfrentam os trabalhadores desse setor?
Chico
 – Existe uma resistência das indústrias multinacionais em se adaptar à legislação Brasileira. A pressão para diminuir direitos é enorme. Também existem dificuldades de unidade das entidades sindicais brasileiras para enfrentar este problema tendo em vista as suas respectivas especificidades das bases(locais), além dos problemas comum a todas as categorias. As entidades ficam muito dispersas no Brasil e dificulta até a campanha salarial conjunta.

Força Sindical – O que mais afeta a categoria?
Chico
 –  Mas, o que mais afeta é a dita Industria 4.0 ou seja, a robotização, a tecnologia e as novas formas de gestão implantadas de cima pra baixo e a digitalização, essa derrubou veementemente o papel e imprimir e escrever.

Fonte: Assessoria de imprensa da Força